Saltar para conteúdo da página
Menu
Pesquisar
Assinar
Destaques
VIII FÓRUM TELECOM
XV FÓRUM BANCA
Angola
Secções
EXPANSÃO - Página Inicial
Opinião
Principais Notícias
Em Destaque
MILAGRE OU MIRAGEM ?
AGOA ou nunca!
Não é de esperar que os produtores assumam os custos de penetrar em mercados altamente exigentes. Cabe ao Estado identificar sectores e produtos com maior potencial de inserção externa e apoiar com incentivos
12 FEVEREIRO 2026
MILAGRE OU MIRAGEM?
Montar não é industrializar. Os limites da montagem de viaturas em Angola
Torna-se urgente que a governação incentive os promotores deste investimento a, num horizonte de médio prazo (5 anos), promoverem uma incorporação de até 90% de conteúdo local nas viaturas montadas.
01 FEVEREIRO 2026
MILAGRE OU MIRAGEM?
Infraestruturas, emprego e inflação Prioridades económicas inadiáveis
No actual contexto e face às transformações em curso no cenário internacional, reduzir as pressões inflacionistas na classe de "Alimentação e bebidas não alcoólicas" e aumentar a oferta de emprego formal, sobretudo para a juventude, qualificada e não qualificada, mostram-se politicamente inevitáveis.
21 JANEIRO 2026
MILAGRE OU MIRAGEM?
Juventude quer trabalhar, economia não responde
O problema central reside na fraca dinâmica da actividade económica, agravada no período pós-pandemia da Covid-19, e não na falta de vontade dos jovens em trabalhar. Reconhecer este diagnóstico é fundamental para a adopção de medidas eficazes que permitam inverter o actual quadro.
24 DEZEMBRO 2025
MILAGRE OU MIRAGEM?
As verdades incómodas do Censo 2024: Terra, habitação e juventude em risco
Ter mais de um milhão de jovens analfabetos deveria ser motivo de profunda preocupação nacional. Valores como democracia, Estado de direito e economia de mercado exigem níveis mínimos de literacia para serem implementados e sustentados. Por outras palavras, não se cria um Estado de Direito e uma economia de mercado com altos níveis de analfabetismo.
05 DEZEMBRO 2025
MILAGRE OU MIRAGEM?
Fome aumenta em Angola e contrasta com ganhos estatísticos da agricultura
O agravamento da fome em Angola desde 2016, agora confirmado pelo IGF, reflete a falta de acompanhamento e aproveitamento dos investimentos públicos já realizados no sector agrícola. A ausência de gestão eficaz destes activos compromete não apenas a capacidade produtiva do país, num contexto de substituição das importações, mas também contribui, de forma directa, para a deterioração das condições de vida dos angolanos.
24 NOVEMBRO 2025
MILAGRE OU MIRAGEM?
O que as novas estatísticas das finanças públicas revelam sobre a economia angolana
A publicação dos resultados da migração para o novo manual de estatísticas das finanças públicas representa um passo importante na direção certa, rumo à produção de dados mais fiáveis e comparáveis. Mas é preciso ir além da medição. Como já dissemos aqui: Medir ajuda a gerir, mas gerir exige compreender o que se mede e agir em conformidade.
07 NOVEMBRO 2025
MILAGRE OU MIRAGEM?
Estado da Nação: Muito discurso, pouca estratégia de desenvolvimento
apesar de se tratar de um discurso extenso, o Presidente reconhece que os investimentos necessários para o "salto da gazela" em Angola já foram realizados. O que falta agora, em nosso entender, é o Executivo desenvolver aquilo que, na economia das organizações, se designa por capabilidade organizacional, isto é, a capacidade de fazer bem aquilo que precisa ser feito, de forma sustentável, eficiente e adaptável ao longo do tempo.
24 OUTUBRO 2025
MILAGRE OU MIRAGEM?
Beleza natural não basta!
É necessário criar actividades, experiências e serviços complementares que transformem esses locais em destinos turísticos sustentáveis. Ver "a água do rio a encontrar no mar" não é, por si só, uma experiência que motive deslocações, sobretudo quando algo semelhante pode ser visto em qualquer parte do mundo.
10 OUTUBRO 2025
Subscreva a newsletter diária
Top
Mais recentes
Mais Lidas
IFRS | Um passo estratégico para o mercado de capitais angolano
País tem de repor até 150 mil barris de petróleo por dia todos os anos
Sul-africana Airlink transfere operações para o novo aeroporto a partir de 1 de Março
Percepção sobre o combate à corrupção em Angola está a abrandar
AGT vai começar a penhorar contribuintes com dívidas do IVM
Omatapalo requalifica praças que estavam ocupadas por negócios privados
Política fiscal agressiva está a "matar" as empresas e a economia nacional
Só quatro países africanos passam na avaliação sobre a corrupção
Foto da Semana
@Carlos Muyenga
Newsletter gratuita
Fechar
Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo