Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Opinião

Novos modelos de negócios para um novo futuro

Project Syndicate

Problemas globais de hoje exigem um novo pensamento sobre os papéis das empresas, governos e sociedade

A Covid-19 está a ampliar o foco em muitos desafios com os quais o mundo há tempos tem lutado, entre eles o aumento da desigualdade, acesso insuficiente a cuidados de saúde e educação adequados e mudanças climáticas. Muito antes da pandemia, as pessoas começaram a fazer perguntas difíceis sobre globalização e progresso tecnológico. Apesar de toda a criação de riqueza e redução da pobreza global nas últimas décadas, as oportunidades económicas têm permanecido ilusórias para muitas pessoas, independentemente de suas habilidades. A resultante fragmentação da sociedade representa uma grave ameaça à saúde de longo prazo das empresas, cidadãos e economias.

Para muitos, a pandemia parece um divisor de águas na formulação de políticas globais. É uma chance rara de pensar grande. Na crise está a oportunidade de estabelecer novas bases para uma economia mais sustentável, resiliente e inclusiva. Mas que cara teria essa economia - e essa sociedade resiliente? Que princípios devem guiar as escolhas difíceis que teremos de fazer? Como podemos garantir que todos estejam a bordo?

A Business for Inclusive Growth (B4IG), parceria estratégica entre a OCDE e 35 grandes empresas globais, é uma grande iniciativa que visa mudar o modo como os negócios são feitos. Fundada em 2019 na Cúpula dos Líderes do G7, ela reúne entidades dos sectores público e privado para apoiar o desenvolvimento de modelos de negócios mais inclusivos, que por sua vez são os blocos de construção de um modelo económico de longo prazo mais sustentável.

* Antigo secretário-geral da OCDE e antigo secretário dos Negócios Estrangeiros (1994-97) e secretário das Finanças (1998-2000) do México

(Leia o artigo integral na edição 646 do Expansão, de sexta-feira, dia 15 de Outubro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)