Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Opinião

Tecnologia e Startups

Capital Humano

Angola teve recentemente uma excelente notícia. A entrada no ranking global de startups. No total são 118 países e Angola ocupa a posição 115. Mas isso é o menos importante. O mais importante é que Angola está lá. Entrou. E agora o caminho é sempre a crescer.

Já tenho escrito nestas linhas sobre o tema do empreendedorismo e nunca é demais. A tecnologia é a base do presente e do futuro, pelo que o investimento nesta indústria tem de ser uma das mais fortes prioridades do Executivo angolano. Aliás, apesar de Angola ser um País com uma taxa de pobreza muito elevada e com muitas assimetrias regionais, a grande maioria dos cidadãos tem um smart phone, e isso pode ser muito importante no contexto do ecossistema de empreendedorismo, porque com essa ferramenta qualquer cidadão poderá ter acesso a várias plataformas.

Se olharmos para o exemplo português, antes do boom desta indústria, Portugal estava a sair de uma crise sem precedentes, com um enorme esforço da população, mas com decisões políticas que deixaram o país preparado para novos rumos. Com a abertura de Portugal à indústria da tecnologia, o país explodiu num novo mundo. Vários investimentos de diversas empresas tecnológicas de diferentes países, escolheram Portugal como a sua base para centros de desenvolvimento de tecnologia. E isto revolucionou algumas cidades, com especial destaque para Lisboa e Porto.

A empregabilidade aumentou de forma bastante considerável em áreas que estavam adormecidas, como é o exemplo da engenharia informática e programadores. De repente, estas funções passaram a ser fulcrais, muito requisitadas, ao ponto de haver 100% de empregabilidade e de faltarem recursos humanos. Ou seja, pessoas de várias nacionalidades estão a mudar a sua residência para Portugal para poderem trabalhar nestas empresas. Com excelentes remunerações. Com isso, a economia mexe. Casas arrendadas ou compradas, mais consumo em restauração, viagens dentro do país, entre outros.

Também noutras áreas de suporte, como recursos humanos, marketing, financeira, gestão de escritórios, houve até um aumento considerável de emprego. Também com melhores remunerações. Esta indústria veio trazer uma nova vida a estas funções e com isso, veio dinamizar vários profissionais que estavam com poucas esperanças de conseguir um emprego interessante.

*Expert in Human Resources & Entrepreneur, Certified Coach PLD19, Harvard Business School Alumni

(Leia o artigo integral na edição 631 do Expansão, de sexta-feira, dia 2 de Julho de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)