Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Logo WeekendAgenda

ABBA tem um novo álbum 40 anos depois

Voyage, o regresso dos ABBA

Um dos acontecimentos mais relevantes da cultura pop, o reencontro dos ABBA, a mais celebrada banda sueca, já acconteceu, há um novo álbum em Novembro, e por agora vamos ouvindo I Still Have Faith in You e Don't Shut me Down.

Quarenta anos depois de um álbum de canções de desamor após-divórcio, The Visitors, em 1981, a mais célebre banda sueca de todos os tempos, reuniu-se para um álbum de inéditos, Voyage, que será lançada a 5 de Novembro deste ano, e inclui uma canção de Natal. Por agora, correm pelo mundo duas músicas do álbum - I Still Have Faith in You e Don't Shut Me Down.

Benny Andersson, Agnetha Fältskog, Anni-Frid Lyngstad e Björn Ulvaeus vão fazer vários concertos digitais a partir de Maio de 2022, e por digitais entenda-se versões digitais de cada um em interacção com uma banda ao vivo de 10 músicos no Abba Arena, em Londres, com capacidade para 3 mil pessoas.

Os avatares digitais do Abba foram criados recorrendo ao uso de tecnologia cinematográfica e Wayne McGregor, do Royal Ballet de Londres, coreografou a apresentação da banda com uma equipa de 850 membros da Industrial Light & Magic, empresa de efeitos especiais fundada por George Lucas.

O grupo anunciou que o encontro para o projeto teve "uma consequência inesperada", quando "todos nós sentimos que, depois de cerca de 35 anos, poderia ser divertido unir forças e entrar no estúdio de gravação. E foi o que fizemos. E foi como se o tempo tivesse parado e nós só tivéssemos ido de férias".