Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Logo WeekendAgenda

Dina Santos, Clara Monteiro e Isidora no Palácio de Ferro

Concerto

Primeira edição do programa artístico "Trajectória" "recupera" as vozes e as vidas de três cantoras angolanas.

A agenda cultural do Palácio de Ferro vai estrear o programa artístico "Trajectória", no dia 18 de Março, às 19h00. Nesta que é a primeira edição do projecto, a Nakenis.80 que é a responsável do evento leva ao palco as cantoras Dina Santos, Clara Monteiro e Isidora Campos, vozes femininas "de ouro", ausentes dos grandes palcos nos últimos tempos, para terem, uma vez mais, a oportunidade de cantar a sua história.

O projecto "Trajectória", segundo a organização do evento, surge como um mecanismo para a valorização do artista, enquanto entidade promotora de divulgação da identidade cultural angolana e agente activo na construção da memória colectiva.

Em Março será a edição especial com mulheres, apenas, mas o projecto vai continuar a trazer ao palco vozes com uma certa trajectória. Dina Santos e Clara Monteiro são vozes da velha guarda do cancioneiro nacional, pois surgiram ainda na época da luta pela libertação colonial e conflito armado. Usavam da sua voz para a mobilização de militantes e encorajamento. Isidora Campos surge mais tarde, no programa infantil da RNA e continuou com a música até à fase adulta.