Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Logo WeekendAgenda

"Lugares InCORPOrados"

MAAN

Companhia de Dança Contemporânea de Angola apresenta livro e exposição para assinalar 30.º aniversário. Dança e urbanismo em celebração

A Companhia de Dança Contemporânea de Angola, em parceria com a Associação Kalu e com a consultoria da Arquitecta Isabel Martins, apresenta o livro e a exposição itinerante "Lugares InCORPOrados", no âmbito das comemorações do seu 30º Aniversário. O projecto visa o apelo para a protecção do património edificado da cidade de Luanda

O lançamento do livro e abertura da exposição acontece, em simultâneo, no Memorial António Agostinho Neto (MAAN), em Luanda, nesta quinta-feira, 25, as 17 horas, com entradas livres. A exposição ficará até ao dia 31 de Janeiro de 2022.

De acordo com o comunicado da companhia, e a que o Expansão teve acesso, este projecto conta com fotografias de Rui Tavares, coordenação e direcção artística de Ana Clara Guerra-Marques, pesquisa e textos de Isabel Martins e Cristina Pinto, figurinos de Nuno Guimarães e produção executiva de Jorge António.

Fazem ainda parte do programa 16 bailarinos de quatro gerações da Companhia de Dança Contemporânea de Angola, que foram fotografados em conjunto com 16 edifícios e lugares da cidade de Luanda, evocando a multiplicidade de laços sociais e afectivos que se estabelecem entre as pessoas e os lugares que habitam.

Segundo o documento, as fotografias dão relevo a um património de importância fundamental para a caracterização, história e memórias da cidade capital de Angola, numa abordagem às afinidades entre a dança e a arquitectura, enquanto linguagens que espelham, na sua tridimensionalidade, as relações entre o corpo, o movimento e o espaço.

"Investindo num olhar que privilegia o estético e o artístico este projecto quer alertar e participar na sensibilização da sociedade para o risco que corre parte fundamental deste património edificado, na esperança de que o mesmo possa ser resgatado, recuperado e devolvido à sociedade luandense", lê-se na nota.