Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Logo WeekendAgenda

 "O quotidiano San" de Salvador Ferreira

Livro sobre a vida nómada da comunidade San

Salvador Ferreira lança este sábado, em Luanda, a 2.ª edição do livro "O quotidiano San'', uma obra que convida as pessoas a uma viagem ao passado, presente e futuro da comunidade San de Angola. O manual vai ser apresentado no dia 27, sábado, as 8 horas no pátio da Luanda Antena Comercial, em Luanda (LAC)

O livro visa ajudar no entendimento da transformação do estilo de vida nómada da comunidade San, para algo diferente aproximado ao sedentário mas que, apesar disso, continua a realizar actividades típicas de nómadas.

A obra literária realça a sua longa trajetória de mudanças, que começou com a migração Bantu e a colonização europeia, e continua até hoje". A segunda edição do manual, vem, também, em versão bilingue - português e inglês.

De acordo com o comunicado a que o Expansão teve acesso o autor publicou, em 2011, o livro "Parceria Público Privada em Angola - Uma experiência sobre o Microcrédito", que aborda a perspetiva teórica e prática do conceito de parceria, seus actores e a sua relação no contexto de desenvolvimento social.

Um ano depois, em 2012, publicou "A Fotografia do Quotidiano", que aborda a história da fotografia na vida das pessoas, numa perspetiva humanista, filosófica, social, cultural e comportamental e em 2015, "Tchivinguiro - Uma Memória Colectiva, uma colectânea" de ensaios baseados em histórias verídicas testemunhadas ao longo do tempo no Tchivinguiro (Huíla).

Já em 2018, publicou a 1.ª edição do livro "Quotidiano San".

Salvador Ferreira é Santinho para os amigos, Kyfwas para os colegas de escola e Kaysete para a família - um homem, três identidades mas apenas uma personalidade - tem 53 anos e nasceu no Cuanza Norte, em Angola.

Estudou Ciências Agrárias no Tchivinguiro, Licenciado em Economia e Estudos Sociais pela Universidade de Swansea, Reino Unido, Mestre em Planificação e Gestão de Desenvolvimento Social.

Foi, nos últimos 25 anos, gestor de projetos em organizações não-governamentais (Development workshop, ADRA Nacional, Médico Internacional), entre 2008 a 2017, trabalhou na BP Angola como Conselheiro de Projetos de Investimento Social, entre 2012 e 2014 (em comissão de serviço).

Entre 2017 e 2019, trabalhou no Instituto Nacional de Estatística como coordenador estratégico para o Recrutamento e Formação do Censo e Coordenador Adjunto do Projeto Estatístico de Angola financiado pelo Banco Mundial.

Actualmente desempenha as funções de Assessor do Conselho de Administração do Banco de Desenvolvimento de Angola.