Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Logo WeekendAgenda

 "O quotidiano San" de Salvador Ferreira

Livro sobre a vida nómada da comunidade San

Salvador Ferreira lança este sábado, em Luanda, a 2.ª edição do livro "O quotidiano San'', uma obra que convida as pessoas a uma viagem ao passado, presente e futuro da comunidade San de Angola. O manual vai ser apresentado no dia 27, sábado, as 8 horas no pátio da Luanda Antena Comercial, em Luanda (LAC)

O livro visa ajudar no entendimento da transformação do estilo de vida nómada da comunidade San, para algo diferente aproximado ao sedentário mas que, apesar disso, continua a realizar actividades típicas de nómadas.

A obra literária realça a sua longa trajetória de mudanças, que começou com a migração Bantu e a colonização europeia, e continua até hoje". A segunda edição do manual, vem, também, em versão bilingue - português e inglês.

De acordo com o comunicado a que o Expansão teve acesso o autor publicou, em 2011, o livro "Parceria Público Privada em Angola - Uma experiência sobre o Microcrédito", que aborda a perspetiva teórica e prática do conceito de parceria, seus actores e a sua relação no contexto de desenvolvimento social.

Um ano depois, em 2012, publicou "A Fotografia do Quotidiano", que aborda a história da fotografia na vida das pessoas, numa perspetiva humanista, filosófica, social, cultural e comportamental e em 2015, "Tchivinguiro - Uma Memória Colectiva, uma colectânea" de ensaios baseados em histórias verídicas testemunhadas ao longo do tempo no Tchivinguiro (Huíla).

Já em 2018, publicou a 1.ª edição do livro "Quotidiano San".

Salvador Ferreira é Santinho para os amigos, Kyfwas para os colegas de escola e Kaysete para a família - um homem, três identidades mas apenas uma personalidade - tem 53 anos e nasceu no Cuanza Norte, em Angola.

Estudou Ciências Agrárias no Tchivinguiro, Licenciado em Economia e Estudos Sociais pela Universidade de Swansea, Reino Unido, Mestre em Planificação e Gestão de Desenvolvimento Social.

Foi, nos últimos 25 anos, gestor de projetos em organizações não-governamentais (Development workshop, ADRA Nacional, Médico Internacional), entre 2008 a 2017, trabalhou na BP Angola como Conselheiro de Projetos de Investimento Social, entre 2012 e 2014 (em comissão de serviço).

Entre 2017 e 2019, trabalhou no Instituto Nacional de Estatística como coordenador estratégico para o Recrutamento e Formação do Censo e Coordenador Adjunto do Projeto Estatístico de Angola financiado pelo Banco Mundial.

Actualmente desempenha as funções de Assessor do Conselho de Administração do Banco de Desenvolvimento de Angola.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo