Angola acolhe encontro bianual de supervisão bancária dos bancos centrais da SADC
O encontro permitirá avaliar a implementação das acções estratégicas definidas para o quadriénio 2023-2026, com realce para a avaliação da estabilidade financeira a nível regional, tendo em vista a identificação de vulnerabilidades nos sistemas financeiros. Temas como supervisão bancária transfronteiriça, política macroprudencial e estabilidade financeira dos bancos centrais da região sul do continente.
Angola vai acolher, nos dias 26 a 28 de Fevereiro, na província de Benguela, o encontro rotativo bianual do subcomité de supervisão bancária e supervisão financeira do Comité dos Governadores dos Bancos Centrais da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (CCBG).
O encontro que vai reunir peritos em matéria de supervisão bancária e estabilidade financeira dos bancos centrais da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), conta com especialistas do Banco da Inglaterra para avaliar a implementação das acções estratégicas definidas para o quadrilénio 2023-2026, que avalia a estabilidade financeira a nível regional e identifica as vulnerabilidades nos sistemas financeiros dos países membros.
Segundo o comunicado do Banco Nacional de Angola (BNA) publicado hoje no seu site, durante o encontro serão abordados vários temas relacionados com a implementação das recomendações do Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI) sobre prevenção e combate ao branqueamento de capitais, financiamento do terrorismo e proliferação de armas de destruição em massa.
Os princípios fundamentais para uma Supervisão Bancária Efectiva, instituídos pelo Comité para Supervisão Bancária da Basileia, a supervisão bancária transfronteiriça (quadro para resolução e gestão de crises transfronteiriças), a política macroprudencial, harmonização das ferramentas de regulação e supervisão bancária, bem como a prestação de informação sobre responsabilidade de crédito e o desenvolvimento das tecnologias de regulação também serão debatidos nesta edição.
O evento é organizado de forma rotativa, na sequência das decisões definidas pelo Comité dos Governadores dos Bancos Centrais da SADC. O Comité dos Governadores dos Bancos Centrais da SADC, criado em 1995, é uma estrutura especializada na promoção de uma estreita cooperação entre os Bancos Centrais da África Austral, com papel fundamental na promoção do desenvolvimento económico e financeiro através da adopção de políticas que reforçam a estabilidade macroeconómica e financeira.