Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Expansão da rede de distribuição de energia em Moçamedes e no Tômbwa vai custar 115 milhões euros

Angola

A maior parte das comunas dos municípios de Moçâmedes e Tômbwa depende hoje de grupos geradores que não respondem à procura.

As obras de reabilitação e expansão das redes de distribuição de electricidade dos municípios de Moçâmedes e Tômbwa, na província do Namibe, vão custar aos cofres do Estado cerca de 115 milhões EUR, de acordo com o despacho presidencial n.º 223/21 de 28 de Dezembro. No diploma, o Presidente da República autoriza a disponibilização de uma verba para as obras de reabilitação e expansão das redes de distribuição de electricidade nos municípios acima mencionados.

As obras serão entregues ao consórcio das empresas Siemens Gas and Power GmbH & Co.KG e Siemens, S.A através do procedimento de Contratação Simplificada, ou seja por ajuste directo.

Segundo uma fonte do Ministério da Energia e Águas que não se quis identificar, os 115 milhões Euros servirão para a compra do material que será usado em todo o processo, como por exemplo, cabos, PTS`S, postes de alta e média tensão, etc.. A fonte fez saber ainda que, conforme as necessidades dos dois municípios, também será construída uma infraestrutura eléctrica com capacidade instalada de 70 Kv. "Numa primeira fase, será reabilitado todo o material eléctrico que foi vandalizado nos últimos tempos e só depois é que serão adquiridos os materiais para a expansão das redes de distribuição de energia", esclareceu.

Vale lembrar que o município do Tômbwa recebeu no ano passado uma Central Híbrida de Energia Eléctrica, com potência de três megawatts a diesel, e mais dois megawatts solar, suportado por quatro geradores com capacidade de 750 quilowatts.

As obras que orçaram em 19 mil USD, equivalente a 16,8 mil EUR, tiveram início em Setembro de 2020. Até finais do ano passado, a província era abastecida com cerca de 13 grupos geradores. Com cerca de 187 573 mil habitantes, o município do Tômbwa tem a capacidade de produzir 11 megawatts, mas neste momento apenas estão a ser produzidos três megawatts.

Já o município de Moçâmedes, com 335.892 habitantes também tem enfrentado dificuldades. São poucos os habitantes que dispõem de energia da rede pública. Uma boa parte consome energia de grupos geradores.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo