Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

FMI prevê para Angola sexta recessão consecutiva com queda do PIB de 0,7%

Estado da Nação

O FMI coloca Angola como segundo país em África com pior desempenho económico neste ano de 2021, antecipando uma sexta recessão e uma quebra do PIB de -0,7%. Há 50 países no continente com previsão de taxas positivas.

As previsões do FMI para o continente africano, num total de 53 países que são estudados, colocam Angola como o segundo pior em termos de desempenho económico para este ano, -0,7% na evolução do PIB, apenas ultrapassado pela República Centro-Africana, -1%. Apenas para mais um país é previsto o cenário de recessão, o Congo Brazzaville (-0,2%), prevendo a instituição que os restantes 50 países africanos, apesar de todas as dificuldades resultantes da crise internacional e do impacto da Covid-19, vão ter crescimentos positivos do seu PIB.

Acrescente-se que os maiores crescimentos são apontados ao Botsuana (9,2%), Burkina Faso (6,7%), Costa do Marfim (6%), Marrocos (5,7%) e Quénia (5,6%), Para os países que falam português, o FMI prevê um crescimento de 4% para Cabo Verde, 3,3% para a Guiné-Bissau, 2,5% para Moçambique e 2,1% para São Tomé e Príncipe. A média de crescimento prevista para o continente africano está fixada em 5%.

(Leia o artigo integral na edição 646 do Expansão, de sexta-feira, dia 15 de Outubro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo