Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

General Nunda ilibado e Norberto Garcia fica em prisão domiciliária

'Burla Tailandesa'

Os arguidos estão acusados por crimes de associação criminosa, fabrico e falsificação de títulos de crédito, tráfico de influências, entre outros.

O Tribunal Supremo (TS) ilibou o ex-chefe do Estado Maior das Forças Armadas Angolanas (FAA), general Geraldo Sachipengo Nunda, no processo conhecido por "burla tailandesa", e aplicou prisão preventiva a oito arguidos e prisão domiciliária a outros dois, entre eles, Norberto Garcia, ex-director da Unidade Técnica para o Investimento Privado (UTIP) e antigo secretário para a Informação do MPLA.

No âmbito deste processo, cuja acusação diz que se tratou de uma tentativa para burlar o Estado no valor de 50 mil milhões USD, ficam em prisão preventiva quatro tailandeses, entre eles Raveeroj Ritchchoteanan, considerado o mentor da tentativa de burla.

Com a mesma medida de coacção ficam a ex-PCA do Natrabank, Celeste de Brito, e Christian Albano de Lemos, ambos angolanos, bem como um cidadão canadiano e um eritreu. Além de Norberto Garcia, o tribunal deu ordem de prisão domiciliária ao general das FAA José Arsénio Manuel. (...)


(Leia o artigo integral na edição 491 do Expansão, de sexta-feira 21 de Setembro de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo