Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Mais mil milhões USD para electrificar comunas

ENERGIA SOLAR

O valor é resultado de um financiamento celebrado entre o Ministério das Finanças e o ING Bank, com o apoio dos US Exim Bank.

O Presidente da República, João Lourenço, aprovou, através do Despacho Presidencial 128/22 um ajuste directo milionário, a favor o consórcio global Sun Africa, constituído pelas empresas Son Africa LLC, Omatapalo, Engenharia e Construção, S.A e Omatapalo INC, para a electrificação de sete sedes municipais e 56 comunas no País. O valor é resultado de um acordo de financiamento, celebrado entre o Ministério das Finanças e o ING Bank, com o apoio do US Exim Bank. As comunas estão localizadas nas províncias do Namibe, Cuando Cubango, Huíla e Cunene e a electrificação das localidades será feita através de sistemas híbridos de geração fotovoltaicas.

Com o mesmo valor, os responsáveis das obras terão de construir mini-redes solares de produção de energia eléctrica e para o armazenamento de energia. Também serão construídas infraestruturas de ligação, expansão da rede de distribuição de água nas províncias do Namibe, Cuando Cubango, Huíla e Cunene. Recorde-se que, no final do mês de Abril, um ajuste directo, a favor do Grupo Manuel Couto Alves (MCA) também foi aprovado pelo Presidente, avaliado em mais de mil milhões de euros, para a empreitada de obras públicas do projecto de engenharia, fornecimento, supervisão, construção e teste de sistemas híbridos de geração fotovoltaica com sistema de armazenamento de baterias de ião-lítio e a expansão da rede eléctrica com novas redes de distribuição. A obra abrangia um total de 60 comunas, nas províncias de Malanje, Bié, Moxico, Lunda-Norte e Lunda-Sul.

No despacho presidencial 83/21, o Chefe de Estado autorizava o ministro da Energia e Águas a assinar o acordo para a elaboração de estudos de viabilidade técnica, económica, financeira e ambiental, necessários para a electrificação das 61 comunas, considerando que o Grupo MCA já tinha elaborado os estudos prévios.

Esta obra está planeada há um ano. Em Junho de 2021, o Presidente autorizou a assinatura de um memorando de entendimento entre o Ministério da Energia e Águas e o grupo português MCA, para a electrificação destas comunas.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo