Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Recapitalizar três fundos vai custar 100 mil milhões kwanzas

Eleições Gerais levantam receios sobre a politização do crédito

Três fundos públicos que não publicam relatório e contas - FADA, FGC e FACRA - serão reforçados para dinamizar a economia e a retoma do crescimento económico, defende o Governo, ao mesmo tempo que os agentes económicos lamentam as dificuldades no acesso a financiamentos

Em 2022, o Governo pretende recapitalizar três fundos públicos, nomeadamente o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrícola (FADA), Fundo de Garantia de Crédito (FGC) e o Fundo Activo de Capital de Risco Angolano (FACRA) com 100 mil milhões Kz (cerca de 167 milhões USD) para aumentar o financiamento à economia em ano de eleições gerais.

O objectivo, segundo o relatório de fundamentação da proposta de Orçamento Geral do Estado (OGE) 2022, é "reforçar e acelerar o acesso das empresas aos recursos do sistema bancário nacional" para apoiar as Micros, Pequenas e Médias Empresas (MPME) através do FGC, impulsionar empreendedores com "financiamentos a prazo" por via do FACRA e intensificar "os apoios à actividade agrícola no País" com ajuda do FADA.

A estratégia é explicada no Capítulo V do referido documento, onde o Governo aborda a gestão macroeconómica para o próximo ano e as medidas previstas para impulsionar o crescimento económico. No entanto, os receios sobre a falta de transparência e a ausência de monitorização independente das actividades dos fundos públicos - nenhum divulga publicamente o seu relatório e contas, por exemplo - são elevados e resultam do desconhecimento sobre as fontes de financiamento, os objectivos que norteiam a sua actividade e o impacto real na economia angolana.

(Leia o artigo integral na edição 651 do Expansão, de sexta-feira, dia 19 de Novembro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo