Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Sistema de água permitirá 2.655 mil ligações domiciliares

Cuando Cubango

O novo sistema de abastecimento, tratamento e distribuição de água potável da sede municipal do Cuito Cuanavale, a 189 quilómetros de Menongue, capital do Cuando Cubango, cujas obras têm o seu término previsto entre fim de Agosto e princípio de Setembro deste ano, abrangerá 2.655 ligações domiciliares.

 

A informação foi avançada esta segunda-feira, naquela municipalidade, pelo director Nacional das Águas, Lucrécio Costa, que trabalhou por algumas horas na localidade, visando constatar de perto as obras do sistema, que tiveram o seu início em Julho de 2014, uma empreitada sob execução da SinoHydro.

Segundo Lucrécio Costa, as obras do novo sistema de abastecimento de água decorrem desde Julho de 2014 e actualmente têm um grau de execução de 60 por cento, em que praticamente toda a construção civil está feita, mais de 80 por cento de ligações domiciliares estão executadas e mais de 60 por cento de fontenários estão concluídos.

"Nós teremos, entre finais de Agosto e princípios de Setembro, o sistema a produzir água potável para a distribuição regime experimental aos nossos concidadãos da sede municipal do Cuito Cuanavale. No final, teremos uma capacidade de produção de seis mil metros cúbicos diários", garantiu o director Nacional das Águas.

De acordo com o responsável, o sistema contempla a construção de 32 novos fontenários nas zonas periurbanas ou as mais afastadas da sede do Cuito Cuanavale, a reabilitação de 13 fontenários, um conjunto de reservatórios que irão permitir que a rede tenha um desempenho aceitável e eficiente.

Lucrécio Costa anunciou que, antes da SinoHydro proceder a entrega da obra as entidades de direito haverá um processo de recrutamento de dez jovens angolanos que serão treinados, sendo que os equipamentos electromecânicos chegarão no local da obra no final do mês de Maio próximo.

O director informou ainda que dentro de dois meses a sua delegação voltará ao Cuito Cuanavale, no sentido de acompanhar os últimos de trabalhos da obra e o grau de cumprimento das orientações baixadas à empreiteira e o sector de energia e águas no Cuando Cubango.

Antes de visitar as obras, Lucrécio Costa manteve uma reunião com a SinoHydro, com a empresa fiscalizadora, Soenco, membros do sector de energia e águas do Cuando Cubango e da administração do Cuito Cuanavale, onde avaliaram o grau de execução da obra, entre outros pressupostos fundamentais do projecto em causa.

Hoje, terça-feira, o director Nacional de Águas deslocou-se ao município do Calai, fronteiriço com a Namíbia na faixa sul, onde igualmente avaliará o grau de execução das obras em curso relativas à construção do novo sistema de abastecimento de água, sita na sede, bem como manterá encontro com membros da administração local.

A visita de trabalho do director Nacional de Águas tem o seu término previsto para quarta-feira.

Angop/Expansão

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo