Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Venda de carros novos em crise mas mercado de usados cresce

Mercado informal de viaturas usadas

Nas ruas de Luanda há um negócio que "dá cartas" contrariando a crise financeira que afectou o País. 2017 foi o ano "horribilis" para as concessionárias, mas o mercado paralelo é hoje o rei no que toca à venda de viaturas usadas de gamas mais baixas, com preços mais acessíveis.

Enquanto o mercado de carros novos em Angola viveu em 2017 o pior ano de que há memória, tendo sido vendidos pelas concessionárias apenas 4.298 viaturas, na capital do País cresce o segmento de usados, sobretudo a nível informal, com negócios de ocasião e mais em conta para as carteiras dos angolanos.
As dificuldades para importar viaturas novas acentuou-se a partir de 2016, com as concessionárias a terem dificuldades para pagar em divisas aos seus fornecedores no estrangeiro. Como consequências da crise há hoje menos carros à venda nos stands, mas também menos procura pelos poucos que estão à venda, por sinal mais caros do que há anos atrás, tornando-se até proibitivos para a carteira da maioria dos angolanos.
Como alternativa, na capital do País floresce o negócio informal de venda de carros usados, com preços mais em conta. Numa ronda efectuada pelo Expansão em feiras de carros em segunda mão em Luanda, verificou-se que, contrariamente aos stands das concessionárias, há bastantes viaturas à venda naqueles locais. E na maioria das vezes são vendidos poucos dias após estarem em exposição, sobretudo os de gama baixa.
É o que acontece na feira das Organizações Chana-Gamek, onde os mais vendidos são os mais baratos como o I10 (Hyundai) ou o Kia Picanto. Os preços rondam entre os 2,7 milhões Kz e os 3,8 milhões Kz. "Os principais clientes são pessoas que não têm dinheiro para pagar um carro novo que custa acima de quatro a cinco milhões Kz.

(Leia o artigo na integra na edição 476 do Expansão, de sexta-feira 08 de Junho de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo