Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Angola presente na  IIª Conferência das Nações Unidas sobre mobilidade sustentável

Ricardo D'Abreu num encontro sobre Transportes sustentáveis, que acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de Outubro, em Pequim, China

Numa altura em que o Ministério dos Transportes aposta fortemente no Metro de Superfície como factor determinante da mobilidade em Luanda, o ministro Viegas D'Abreu participa, em meados do mês de Outubro, numa conferência das Nações Unidas sobre Transportes Sustentáveis

Angola participa nos dias 14, 15 e 16, no próximo mês de Outubro, na 2ª Conferência das Nações Unidas sobre Transportes Sustentáveis a ter lugar na cidade de Pequim, China, um evento que abordará questões relacionadas com transportes sustentáveis e conectividade, erradicação da pobreza, recuperação económica, trocas de pontos de vista e partilha de experiências entre nações.

De um modo geral a actividade inscreve, também, o fórum sobre Ciência, Tecnologia e Inovação para Transportes Sustentáveis, dividido em três sessões temáticas, e o fórum sobre o "Papel dos Negócios nos Progressos dos Transportes Sustentáveis".

Do evento de três dias faz parte uma reunião de ministros do sector, num modelo misto, com presenças físicas e virtuais, e da qual será um dos oradores, em participação virtual, o ministro dos Transportes Ricardo D'Abreu.

O governante foi convidado a participar no evento pelo seu homólogo chinês, Li Xiaopeng, num recente encontro bilateral.

De acordo com um comunicado da instituição, a que o Expansão teve acesso, a intervenção de Ricardo D'Abreu será em torno da "Sustentabilidade dos Transportes e Cidades Sustentáveis", que consta da 6.ª Sessão Temática, no dia 16 de Outubro.

"É uma ocasião em que partilharemos o posicionamento do Governo sobre a matéria, a experiência que Angola colhe neste momento e avançaremos propostas concretas sobre sustentabilidade dos transportes e cidades sustentáveis", adiantou o ministro.

Segundo o documento, o responsável reconhece a importância estratégica do relacionamento com a China, dos desafios demográficos e de crescimento económico dos países africanos, especialmente os situados na África Austral, da construção das infraestruturas e da existência de um novo ciclo de partilha de riscos de investimento entre o sector público e privado, aberto com o Plano Director Nacional dos Transportes e de Infraestruturas Rodoviárias (PDNSTIR).

Já o ministro dos Transportes chinês, Li Xiaopeng, explicou que o seu governo está aberto a um relacionamento mutuamente vantajoso e considera Angola como um parceiro estratégico.

"Em nome do comité da organização da conferência, solicitar de Angola a valiosa participação virtual da sua delegação, aproveitando a plataforma para partilhar ideias e experiências, as quais, acreditamos, se constituirão em contributos valiosos para a edificação de um sistema global de transportes sustentáveis", partilhou o dirigente chinês.

"Entretanto, o governo tem estado a trabalhar no sistema de transportes sustentáveis no País, sendo uma das mais marcantes iniciativas recentes o projecto do Metro de Superfície de Luanda", avança a nota.

O documento refere que no caso de Luanda, estudos recentes realizados de acordo com o PDNSTIR, sobre a mobilidade na capital apontam que a ineficiência de mobilidade tem um impacto negativo de aproximadamente 4% do PIB local.

"Para uma cidade com a dimensão e o dinamismo de Luanda é por isso fundamental a existência de um sistema robusto e articulado de transporte de massas, que contribua para a sustentabilidade da própria cidade e para o bem-estar dos habitantes", podemos ler ainda na nota dos Ministério dos Transportes.