Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Central de Capanda produz energia mas precisa de modernizar equipamentos

A primeira central hidroeléctrica do país foi construída em 1987

Dezassete anos depois de começar a produzir electricidade, a 10 de Janeiro de 2005, os equipamentos do Aproveitamento Hidroeléctrico de Capanda (AHC) começam a necessitar de modernização

O Aproveitamento Hidroeléctrico de Capanda (AHC), construído em 1987, apesar das interrupções que registou motivadas pelo conflito armado no País, está a precisar de obras de modernização, embora ainda consiga manter a operacionalidade dos equipamentos.

"Sentimos a necessidade, de certa forma, de ter alguma modernização, porque os equipamentos que atendem à exploração, neste momento, até já apresentam descontinuidade de fabrico, ou seja, há fábricas que já não fazem estes equipamentos. Então, urge a necessidade de se fazer alguma modernização fruto do processo que levou a ser construído", afirmou Félix de Carvalho. O director do aproveitamento hidroeléctrico de Capanda acrescentou que alguns equipamentos, fruto do tempo de vida útil, têm de ser substituídos. Por exemplo, o sistema de excitação e o regulador de velocidade, entre outros.

"Este é um projecto que já está em carteira, mas, dada a situação que o País atravessa, alguns processos ficaram um pouco aquém. Há processos que antes da pandemia estavam em curso, mas depois muita coisa ficou por fazer, por isso, é só uma questão de melhoria da situação financeira, que está a criar condicionamento na execução de alguns processos", acrescentou.

(Leia o artigo integral na edição 653 do Expansão, de sexta-feira, dia 03 de Dezembro de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo