Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Economia angolana entrou em 2018 em recessão

PIB do primeiro trimestre do INE

O Instituto Nacional de Estatística diz que, nos primeiros três meses de 2018, a riqueza gerada em Angola recuou 2,2% face ao mesmo período de 2017. Comparando com o trimestre anterior, o PIB baixou "apenas" 0,9%. O fraco desemprenho da economia no arranque do ano faz temer pela sua recuperação.

A economia angolana entrou o ano em recessão, com o Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre de 2018 a registar contracções de 2,2% face ao mesmo período de 2017 e de 0,9% face ao quarto trimestre de 2017, de acordo com as contas nacionais trimestrais do Instituto Nacional de Estatística (INE).

"O PIB do primeiro trimestre de 2018 variou -2,2% em termos homólogos, isto é em relação ao primeiro trimestre de 2017", lê- -se na nota de imprensa do INE denominada PIB primeiro trimestre 2018, datada de Agosto e divulgada esta segunda-feira, com cerca de 45 dias de atraso.

No mail que acompanha a nota de imprensa, o instituto apresenta "sinceras desculpas" pelo atraso na publicação das contas nacionais trimestrais que justifica com a "necessidade e obrigatoriedade de aferição da qualidade da informação recebida, tardiamente, de diversas fontes". De acordo com o calendário oficial, o PIB do primeiro trimestre de 2018 deveria ter sido publicado no dia 10.


(Leia o artigo integral na edição 488 do Expansão, de sexta-feira 31 de Agosto de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo