Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Economia

Grupo de empresários polacos quer investir na agroindústria em Angola

Economia

Um grupo composto de cinco empresários polacos, de visita a Angola e recebidos na passada 2º feira pelo ministro da Indústria e Comércio, manifestou intenção de investir na agroindústria do País. Numa primeira fase trazendo as suas marcas que já produzem em outros países, mas depois instalando fábricas de raiz.

Foi apenas do primeiro passo para a concretização deste investimento, sendo que a AIPEX (Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola) e os outros ministérios afectos, serão os responsáveis pela concretização da intenção.Por se tratar apenas de uma intenção não se sabe ainda qual vai ser o volume do investimento, que depende muito daquilo que for o entendimento entre as partes.

Romuald Luczak, empresário polaco, e que representa empresa GL GROUP, quer investir na produção de grãos, frutas e outros vegetais por acreditar que Angola tem "o potencial de poder ser auto-suficiente nestes produtos".

Já Piotr Gertych, outro empresário deste grupo, representa uma firma de inovação tecnológica, com realce a equipamentos ecológicos. Trata-se da empresa iBlockFire especialista na produção de extintores, referindo que numa primeira fase vai vender extintores em Angola e na região da SADC, e se tudo correr como previsto, vão avançar para uma unidade fabril no País.

De acordo com o comunicado do MINDCOM, este grupo pretendem investir também em fábricas de sumos, instalações de energia solar, montagem de silos, linhas de embalamento de produtos alimentares, instalação de fábrica de extintores, venda de carros segunda mão (até três anos), entre outros.

As empresas

GL GROUP empresa ligada ao agronegócio de produção de frutas com linhas de transformação para produção de sumos 100% naturais e polpas. A intenção é produzir frutas e grão no país assim como instalar fábrica de transformação de produtos alimentares. De acordo com MINDCOM, este grupo já identificou parceiros locais para juntos implementarem os projectos.

iBlockFire dedica-se à construção e criação de soluções tecnológicas pró-ecológicas. São famosos na Europa pelos seus extintores ecológicos biodegradáveis.

inWex Remedies está ligada à produção de fertilizantes, pesticidas e insecticidas, o grupo tenciona em investir na numa fábrica de fertilizantes e também desenvolve projectos tecnológicos para a dessalinização de água do mar para o consumo, assim como a produção de equipamentos de purificação de águas residuais industriais.

AG CENTRUM (Zenit - Auto systems) é do sector dos derivados de petróleo e já está presenta na vizinha África do Sul. Produz equipamentos de sistemas de conversão de gasolina, gasóleo para gás na Polónia. O seu produto é amigável ao ambiente e bastante económico (poupa cerca de 50% ao consumidor). Trata-se de um conversor é adaptável aos carros. De acordo as autoridades "a localização estratégica de Angola (Costa do literal, SADC e agora a Zona Livre de Comércio Continental Africana), Angola é um mercado estratégico, embora estejam já a actuar na África do Sul".

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo