Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Economia

Produção agrícola cresce em todas as fileiras, mas faltam apoios financeiros e técnicos

Campanha Agrícola 2019/2020

O desenvolvimento da produção agropecuária tem enfrentado sérios desafios, como acesso à terra, água, pouca cobertura na assistência técnica, facilidades de crédito e reduzido conhecimento. Os preços dos factores de produção também interferem na actividade agrícola de todos os produtores, quer sejam grandes ou pequenos

A produção agrícola entre 2019/2020 manteve a tendência de crescimento ligeiro, apesar da estiagem que assolou a região sul e leste de Angola, nos últimos dois anos. Os dados são do relatório estatístico sobre a campanha agrícola 2019/2020, publicado pelo Ministério da Agricultura e Pescas (MINAGRIP) e que mostram um ligeiro crescimento nas principais fileiras, com destaque para os cereais (+5,6%), raízes e tubérculos (+6,2%), leguminosas e oleaginosas (+5,5%), fruta (+5,0%), hortícolas (+3,5%), comparativamente ao período anterior.

Durante o período em referência, o País produziu um total de 3,0 milhões de toneladas (ton) de cereais, numa área total semeada de 3,1 milhões hectares (ha), indicam os dados do MINAGRIP. O milho foi o cereal mais produzido. Na campanha agrícola 2019/2020 foram produzidas 2,9 milhões de toneladas, cerca de 97% do total de cereais produzidos. O massango vem a seguir com cerca de 44 mil toneladas e o arroz e o trigo ocuparam a quarta e quinta posições, respectivamente.

Entre 2019/2020, as fami"lias produziram 2,4 milhões de toneladas de milho, ou seja, cerca de 80% do total produzido, contra as 596 mil toneladas produzidas pelas empresas ligadas à agricultura.

(Leia o artigo integral na edição 645 do Expansão, de sexta-feira, dia 08 de Outubro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo