Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Economia

Apreciação do Kwanza estimula compra de obrigações não indexadas

Mercado de dívida

Pela primeira vez nos últimos tempos as obrigações indexadas, que mitigam o efeito da desvalorização cambial, são menos atraentes que as não indexadas.

A valorização do Kwanza face ao dólar que se tem verificado nos últimos tempos tem aumentado o apetite dos investidores em Obrigaçõpes do Tesouro não indexadas (OTNR), tudo porque as taxas deste instrumento tornaram-se mais atraentes que os ganhos no produto que nos últimos tempos tem sido mais procurado nos mercados, nomeadamente as obrigações do tesouro indexadas ao dálar, revelaram vários traders ao Expansão

Antes da apreciação do Kwanza face ao dólar uma OTNR estava a ser comercializada a 116.000 Kwanzas, enquanto na quarta-feira - data do fecho desta edição - uma obrigação indexada ao USD oscilou entre 105.000 e 106.000 Kwanzas. As obrigações do tesouro indexadas a moeda forte eram até ao momento o instrumento financeiro mais procurado porque têm um efeito de mitigação sobre a desvalorização cambial, ou seja, quando o Kwanza perde valor sobre o dólar, o emitente Estado tem que entregar mais kwanzas na proporção do valor da desvalorização, permitindo resguardar os detentores deste instrumento financeiro da perda do valor da moeda nacional.

Como o país nos últimos anos observou uma desvalorização acentuada da moeda nacional provocou uma corrida de investi- dores à aquisição deste valor mobiliário no mercado secundário da Bolsa de Valores único local onde se pode encontrar, já que o Estado deixou de as emitir em 2018, com receio do seu impacto negativo sobre o aumento da dívida interna.

(Leia o artigo integral na edição 641 do Expansão, de sexta-feira, dia 10 de Setembro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)