Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Economia

Colocar os bois à frente da carroça

Opinião convidado

A grande maioria de nós já ouviu em determinado momento da sua vida a expressão "cuidado para não colocar a carroça à frente dos bois". A expressão colocar a carroça à frente dos bois é um provérbio popular que deriva da ideia segundo a qual tudo tem uma ordem e essa ordem precisa ser respeitada para que a lógica do sistema de funcionamento não se perca.

Uma carroça é um veículo normalmente puxado por cavalos, burros e bois; portanto, colocar a carroça à frente dos bois é uma analogia para fazer as coisas na ordem errada. A figura de estilo significa atropelar a ordem das coisas.

Segundo a doutrina positivista, defendida pelo filósofo francês Auguste Comte, toda a ordem, automaticamente, levará ao progresso, ou seja, o progresso é a consequência do desenvolvimento e aperfeiçoamento da ordem.

Nos últimos anos, temos assistido à inauguração em Angola de vários complexos industriais, com particular atenção para os complexos industriais do sector de processamento alimentar. Estes complexos industriais são os responsáveis pelo surgimento no mercado nacional de bens alimentares Made in Angola (feitos em Angola).

Os bens alimentares Made in Angola são uma componente importantíssima para o cumprimento do desafio, que não é apenas nacional, mas também um desafio mundial, que é produzir alimentos suficientes para alimentar a população, uma vez que o crescimento populacional tem aumentado, cada vez mais, a demanda por alimentos.

*Presidente da Associação Angolana de Jovens Produtores

(Leia o artigo integral na edição 678 do Expansão, de sexta-feira, dia 10 de Junho de 2022, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)