Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Economia

Crude cai com acordo Israel-Líbano

SEMANA DE 22 A 27 DE NOVEMBRO

Nova Administração dos EUA planeia produzir mais 3 milhões bpd por dia e afecta preços do crude, na mesma semana em que se noticiou um cessar-fogo no Médio-Oriente. Bolsas europeias caem com receios novas tarifas nos EUA.

O presidente eleito dos Estados Unidos anunciou a intenção de impor novas tarifas de importação sobre produtos oriundos do México e do Canadá e taxas adicionais sobre as importações chinesas, o que levou os índices bolsistas europeus a caírem em sessões consecutivas na última semana. O índice de referência do continente, o Euro Stoxx 600, recuou até quarta-feira 0,83% face à semana anterior. Entre outros mercados do continente, o índice CAC 40 de França cedeu quase 2%, enquanto o DAX da Alemanha desvalorizou 0,46%. O segmento de empresas do sector automóvel foi o mais afectado, uma vez que as tarifas sobre as exportações mexicanas para os Estados Unidos são vistas pelos investidores como prejudicais para os fabricantes de automóveis europeus com operações no México.

A bolsa também foi afectada pelo sector bancário francês que caiu devido ao aumento dos juros da dívida soberana para máximos de 2012, em um sinal de incertezas em relação ao rumo político e económico do país, numa semana em que foi aprovado o orçamento para o próximo ano fiscal.

Nos Estados Unidos, as bolsas registaram ganhos, com destaque para o índice industrial Dow Jones e o tecnológico Nasdaq que valorizaram 1,27% e 0,90%, respectivamente. A divulgação das actas da reunião de Novembro da Reserva Federal (Fed) revelou que os responsáveis preferem não dar muitas orientações sobre a forma como a política monetária poderá evoluir, tendo em conta as incertezas económicas.

No mercado petrolífero, os preços do crude recuaram esta semana, pressionados por notícias que dão conta de um acordo de cessar-fogo entre Israel, Líbano e o Hamas, o que alivia possíveis constrangimentos nas cadeias de abastecimento.

O barril do West Texas Intermediate dos EUA perdeu 0,2% para 69,25 USD por barril, enquanto o barril de Brent do Reino Unido recuou 0,11% para 72,47 USD. Os preços também foram pressionados por receios de um possível aumento da oferta norte-americana, depois do então indicado para ser o próximo secretário do Tesouro dos EUA defender um aumento de três milhões de barris por dia (bpd) na produção do País.Por fim, refira-se que, esta semana, foram publicados nos EUA, dados sobre o Produto Interno Bruto do País, que aumentou 2,8% em termos homólogos no 3º trimestre deste ano, abaixo dos 3% registados no trimestre anterior. Adicionalmente, foi divulgada a inflação core que, desacelerou de 2,8% no segundo trimestre para 2,1% no terceiro trimestre.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo