Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Economia

Presidente João Lourenço assinala como "facto de enorme importância" o fim da recessão económica... no próximo ano

O país vai ter um crescimento de 2,4% em 2022, avançou o Presidente da República em mensagem dirigida aos deputados na Assembleia Nacional

João Lourenço endereçou uma mensagem à Assembleia Nacional, que discute a proposta de Lei que aprova o Orçamento Geral do Estado para 2022, lida pelo ministro de Estado de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior

"O país está a sair da recessão económica em que se encontrava, o que é um facto de enorme importância. Quando o crescimento de um país é negativo significa que há muitas empresas a encerrar a sua atividade, por isso haverá muitas pessoas a ficarem desempregadas", escreveu o PR na mensagem que foi lida pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica.

Ainda de acordo com as palavras do Presidente da República, a proposta de Lei do OGE para 2022 apresenta um saldo fiscal equilibrado o que significa que o país continua no caminho iniciado em 2018 de apresentação de saldos fiscais positivos.

"Para o ano 2021, prevemos um crescimento do sector não petrolífero de cerca de 5,2% e uma contracção do sector petrolífero em cerca de 10,6%. Para o ano 2022, prevemos um crescimento global do PIB [Produto Interno Bruto] de cerca de 2,4%, com o sector não petrolífero a crescer cerca de 3,1% e o setor petrolífero a crescer 1,6%", referiu. Quanto às contas do ano em curso, que pode ser o sexto ano de recessão consecutivo, o Presidente nada disse na sua mensagem.

Na proposta de OGE para 2022, estima-se que a agricultura terá um crescimento de 4,3%, as pescas 4%, a indústria transformadora 5%, a construção 2,4%, a energia 4% e o comércio 3%.

"Vamos continuar a trabalhar para que o sector não petrolífero mantenha esta tendência de crescimento positivo, porque é aquele que mais postos de trabalho cria e que por isso está em melhores condições de contribuir para o bem-estar dos angolanos", escreveu ainda o Presidente João Lourenço que por estes dias está em Cabo Verde a assistir à tomada de posse de José Maria das Neves como quinto presidente de Cabo Verde, o quarto eleito através de eleições multipartidárias.

Voltando à mensagem do Presidente à Assembleia Nacional, temos que o Executivo tem feito um grande esforço no sentido de proteger o sector social, com especial realce para a educação e a saúde, que terão visto as suas quotas na despesa incrementadas relativamente ao orçamento do ano que está a findar. O Expansão já fez as contas (ver artigo relacionado).

O Presidente sublinhou ainda que o sector petrolífero continua a ter "um grande peso" na economia do país e face ao desgaste natural dos campos de petróleo, problemas operacionais e de ausência de investimentos suficientes em tempo oportuno na prospeção petrolífera, a produção física do petróleo tem estado a decrescer.

"Devido ao grande peso que o sector petrolífero ainda tem na nossa economia, o crescimento negativo deste sector tem afetado negativamente o crescimento global do país e, por esta razão, Angola tem vivido uma recessão económica desde o ano 2016", reconheceu o Presidente da República.

Por último, e na mensagem lida pelo ministro de Estado, o Presidente da República, reiterou o compromisso do executivo no sentido de garantir que os recursos inscritos no OGE "sejam utilizados de forma rigorosa, com disciplina".