Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Economia

Três bancos não publicaram as contas como obriga a lei

Economia

Os bancos Económico, o VTB- África e o Standard Chartered não divulgaram as contas do terceiro trimestre deste ano como impõe as regras do Banco Nacional de Angola (BNA). De acordo com a norma, os bancos deviam ter publicado, nos seus respectivos portais de internet, os balancetes referentes ao terceiro trimestre deste ano até 45 dias após o término do referido período.

Ao não terem publicado estes balancetes até esta quarta-feira, os bancos violam a regra e incorrem em multas do reguladores, além de outras sanções. Na prática, os bancos deviam ter publicado os balancetes até, o mais tardar, esta terça-feira, 15. O Expansão solicitou esclarecimentos aos três bancos, mas não obteve respostas até ao fecho de edição.

O Banco Económico é reincidente na prática da não divulgação de contas. O último balancete publicado no site do ex-BESA remonta ao III trimestre de 2019. O próprio relatório e contas daquele ano também ainda não está disponível. Depois de vários anos com avanços e recuos na implementação de um plano de reestruturação, o banco nomeou recentemente uma nova administração, liderada por Pedro Cruchinho, presidente do Conselho de Administração e Carlos Duarte, que deixou a liderança da seguradora ENSA para assumir a Comissão Executiva do ex-BESA.

Entretanto, em Outubro deste ano a nova administração divulgou que o BE obteve em 2019 aquele que é o segundo maior prejuízo da história da banca angolana, ao registar resultados líquidos de 531,2 mil milhões Kz, recuperando em 2020 para -137,8 mil milhões e regressando aos lucros em 2021, com 173,3 mil milhões. Com os resultados apresentados, o ex-BESA passa a liderar o ranking dos lucros em 2021, ultrapassando o BFA.