BNA aumenta taxa básica de juro para 19,5% e prevê inflação de 23,4% até ao final do ano
Para travar o aumento dos preços, banco central voltou a apertar a política monetária, num cenário marcado pela aceleração da taxa de inflação que já está acima dos 38% em Luanda e em volta dos 28,2% a nível nacional. Apesar do aperto, as taxas de juros ainda estão muito abaixo da taxa de inflação.
O Comité de Política Monetária (CPM) do Banco Nacional de Angola (BNA) decidiu subir a taxa de juro directora (taxa BNA) para 19,5% face os 19,0% anteriormente definido, informou o governador do Nacional de Angola (BNA), Manuel Tiago Dias, durante a conferência de imprensa, realizada hoje em Luanda.
Igualmente o CPM decidiu aumentar a taxa de juro da facilidade permanente de cedência de liquidez de 19,5% para 20,5%, bem como o coeficiente de reservas obrigatórias em moeda nacional para 21%. Já a taxa de juro da facilidade permanente de absorção de liquidez mantém-se em 18,5%.
De acordo com o governador do BNA, a decisão tomada sustenta-se na trajectória crescente da taxa de inflação que fixou em 28,2% em Abril. Assim, o banco central espera uma taxa de inflação de 23,4% para 2024 face os 19% previstos anteriormente, acima dos 15,3% aguardada pelo Governo. Ainda assim abaixo das previsões mais recentes de instituições internacionais.