Empresa ADA - Aceria de Angola constrói siderurgia no Bengo
Uma unidade industrial siderúrgica - propriedade da empresa ADA - Aceria de Angola - está a ser erguida na localidade da Barra do Dande, província do Bengo.
O projecto foi visitado esta sexta-feira, pela ministra da Indústria, Bernarda Martins, na companhia do vice-governador do Bengo para o Sector Económico, Domingos Guilherme.
No local, a governante, que não prestou declarações à imprensa, recebeu explicações sobre o andamento das obras que tiveram início em Setembro de 2012 e cujo fim está previsto para o final deste ano.
Após a conclusão desta unidade industrial siderúrgica, serão criados 589 postos de trabalho, maioritariamente para angolanos.
O projecto reserva ainda a criação de um centro de compra de sucatas e terá armazém, oficinas, fornos para fundição, laminação, entre outras repartições.
A ADA - Aceria de Angola, SA (Antiga Siderango) é um projecto aprovado pela Agência Nacional de Investimentos Privados (Anip) em 2011 e tem como base a siderurgia e actividades de primeira transformação do ferro e do aço.
Em 2013, a Comissão do Conselho de Ministros para Economia Real aprovou um projecto para a construção de um Cluster Agro-industrial na cidade de Caxito, província do Bengo, no período 2013/2017.
Cluster Agro-industrial é uma concentração de empresas relacionadas entre si, conformando um pólo produtivo especializado com vantagens competitivas.
Na ocasião, a ministra da Indústria, Bernarda Martins disse que a província do Bengo foi escolhida por reunir boas condições climáticas e solos para a produção de produtos agrícolas em quantidade e qualidade considerável para abastecer a indústria nacional.
Angop / Expansão