Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Nonius investe 500 milhões Kz no reforço da produção

Construção Civil

Nova unidade, localizada em Malanje, cria cerca de 20 empregos. Nova linha de produção na fábrica de Luanda aumenta capacidade de produção em 30%.

A Nonius, empresa de materiais pré-fabricados e betão para construção civil, vai construir uma segunda fábrica na província de Malanje até ao final do próximo ano, criando 20 novos postos de trabalho, avançou ao Expansão o director-geral, Nuno Martins.

Segundo o responsável, a construção da nova unidade fabril, numa área total de 30 mil m2, enquadra-se no plano de expansão da empresa e contará com um investimento na ordem dos 200 milhões Kz.

A segunda fábrica da Nonius, que já dispõe de uma unidade em Luanda, terá capacidade para produzir cerca de 30 toneladas de betão por dia. Actualmente, explica, a empresa está a negociar com o governo de Malanje com vista à obtenção do espaço para a instalação da fábrica.

De acordo com o gestor, a implementação da nova fábrica na província facilitará não só os clientes locais, como também servirá como ponto de venda dos produtos da Nonius às províncias vizinhas, como o Moxico e Lundas Norte e Sul.

Ainda no seu plano de expansão, a empresa prevê implementar, no primeiro trimestre do próximo ano, uma nova linha na unidade de Luanda para produzir quatro tipos de produtos, entres eles o Box Culver, que representarão diariamente uma média de 50 toneladas de betão. Esta linha vai criar 15 empregos, afirma.

"A previsão era de abrir esta linha neste ano, mas, devido à falta de divisas no mercado, vemo-nos obrigados a avançar apenas em Março de 2016", explica, adiantado que com este novo produto a capacidade de produção da Nonius vai aumentar 30%.

Para a nova linha, prevê-se um investimento de 300 milhões de Kz. Actualmente, a empresa produz cerca de 80 toneladas de artigos diversos por dia, entre os quais caneletes, cones concêntricos, cones excêntricos, lancis, manilhas, muros/vedações, sarjetas, blocos, pavê e tubos armados, entre outros.

A Nonius tem a sua carteira de clientes constituída por empresas de construção civil e obras públicas que operam no País, assim como individuais. Actualmente, os seus produtos estão em alguns projectos nas províncias de Luanda, Moxico, Malanje, Lundas Norte e Sul, Uíge e Zaire.

A empresa facturou 320 milhões Kz em 2014 e espera chegar este ano aos 400 milhões Kz. Há cinco anos no mercado, a Nonius tem 44 trabalhadores nacionais e um expatriado.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo