Refriango abre fábrica de bebidas no valor de 489 milhões Kz
De acordo com os responsáveis da empresa, dentro dos próximos três anos, na sua maturidade, a unidade fabril deverá produzir 150 milhões de litros de bebidas/ano.
Uma nova fábrica da Refriango empresa angolana de produção de bebidas, entrou em funcionamento a semana passada nos arredores da cidade do Huambo, num investimento de 489 milhões Kz (4,9 milhões USD).
Com capacidade para produzir em média 100.000 hectolitros de produtos diversos/ano, a unidade fabril foi inaugurada pelo vice- -presidente da República, Manuel Vicente, no quadro das comemorações do 39.º aniversário da Independência Nacional, celebrados no mesmo dia. De acordo com os responsáveis da empresa, dentro dos próximos três anos, na sua maturidade, a fábrica deverá produzir 150 milhões de litros de bebidas/ano.
Localizada no bairro Cambiote, a cerca de 10 quilómetros da capital provincial, o empreendimento é o segundo do género no País, depois do complexo industrial de Luanda. Instalada numa área de 5.000 metros quadrados, a infra-estrutura emprega, numa primeira fase, 140 trabalhadores, e as obras de construção da fábrica tiveram início em 2012.
A unidade está equipada com modernas linhas de produção, dotadas da mais avançada tecnologia a nível internacional, e funcionará de acordo com as exigências mundiais no que toca à qualidade. A Refriango Huambo produz exclusivamente as marcas da empresa sob sua licença.
Numa primeira fase deverá colocar no mercado os refrigerantes Blue, Red Cola e Speed, nas embalagens de lata e garrafa PET. Numa etapa posterior, a produção poderá ser alargada a outras marcas. Cobertura regional Entretanto, o administrador da Refriango, Estêvão Daniel, referiu recentemente à imprensa que a unidade fabril surge no seguimento de algumas parcerias feitas no sentido de levar à província do Huambo, e não só, as marcas da empresa. Vamos arrancar numa primeira fase com duas linhas de produção, e por intermédio do nosso parceiro local poderemos fazer chegar os produtos às províncias vizinhas, rapidamente em relação aos corredores sul e este de Angola, completou.
Notou igualmente que a fábrica surge da necessidade de se criar um ponto de produção em algumas províncias do País das marcas da Refriango, por forma a melhor servir o mercado, que tem vindo a apresentar um crescimento significativo nos últimos anos. A Refriango é uma empresa de capital angolano e português que se dedica à produção, distribuição e comercialização de refrigerantes, sumos, águas, bebidas energéticas e bebidas alcoólicas, contando actualmente com nove marcas no seu portefólio.
Trata-se da primeira empresa angolana de produção de bebidas a alcançar a certificação ISO. O certificado de qualidade ISO 22000 foi atribuído pela APCER, tornando-se assim a primeira empresa de bebidas em Angola a receber esta distinção. A Refriango já obteve também o prémio de Boas Práticas na prestação de serviços em Angola, na área de qualidade.
Actualmente, a empresa exporta os seus produtos para 10 países, nomeadamente: Portugal, Moçambique, Namíbia, Benim, Senegal, África do Sul, Guiné-Bissau, República do Congo, Guiné Equatorial e Congo-Brazzaville.