Soares da Costa abre centro de formação
A Soares da Costa (SdC) abriu um centro de competências e formação em Angola, para promover acções que possam promover a valorização profissional dos seus colaboradores.
Em comunicado, a construtora diz que o centro, designado CV-Competência e Valorização, localizado no estaleiro da SdC no Cacuaco, Luanda, permitirá formar os colaboradores locais para assumirem responsabilidades mais elevadas no contexto da operação em todos os mercados em que a empresa está implantada, com destaque para Angola, Moçambique e Portugal.
"A promoção da excelência através da qualidade, o envolvimento e motivação e o aumento do nível de qualificação e de competências técnicas, de gestão e de liderança dos colaboradores, são os principais objectivos da criação deste centro", diz a empresa, controlada pelo empresário angolano António Mosquito.
O centro, adianta, "contribuirá decisivamente para o fortalecimento da capacidade competitiva e da sustentabilidade das operações da Soares da Costa nos seus mercados tradicionais". "As acções de formação serão maioritariamente baseadas no conhecimento técnico e experiência internas actualmente existentes na empresa, pretendendo- se a sua disseminação e partilha, de forma organizada e sistemática", diz o comunicado.
As áreas de formação abrangerão as áreas técnicas de engenharia e construção civil, competências de liderança, gestão, controlo e auditoria internas e nas áreas comportamentais, sistemas de informação, qualidade, ambiente e segurança, línguas estrangeiras e competências em áreas de suporte/apoio às operações, segundo a empresa.
A Soares da Costa teve prejuízos de 14,9 milhões de euros (cerca de 1,8 mil milhões Kz) em 2014, um resultado melhor do que o registado no ano anterior, em que teve resultados negativos de 50,7 milhões de euros (cerca de 6,2 mil milhões Kz).