Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

BNA aplica multas de 126 milhões Kz ao BAI, Keve e ATLANTICO

Bancos violam normas do regulador

Os bancos violaram as regras e procedimentos para a execução de operações de transferências interbancárias e não acataram as determinações específicas do Banco Central, por isso recaiu sobre eles a mão pesada do regulador.

O Banco Nacional de Angola (BNA) aplicou uma multa no valor de 126 milhões Kz em sanção pecuniária aos bancos Angolano de Investimento (BAI), Millennium Atlantico e o Keve, por violarem as regras e procedimentos para a execução de operações de transferências interbancárias e por não acatarem as de determinações específicas do Banco Central.

A sanção mais pesada foi para o ATLANTICO no valor de 56 milhões Kz por pela inobservância das regras e procedimentos para a execução de operações de transferências interbancárias em moeda nacional, facto que viola a regulamentação referente à defesa do consumidor de produtos e serviços financeiros, estabelecidas pela Lei n.º 40/20, de 16 de Dezembro - Lei do Sistema de Pagamentos (LSP) e o Aviso n.º 09/2017, de 15 de Agosto.

Já o BAI violou o prazo regulamentar para execução de operação de transferência interbancária em moeda nacional, bem como o prazo para prestação de informações relacionadas à reclamação apresentada, factos que violem a regulamentação referente à defesa do consumidor de produtos e serviços financeiros, por isso viu o regulador a aplicar uma multa de 40 milhões Kz. Em Junho, o BNA já tinha aplicado uma multa no valor de 15 milhões Kz em sanção pecuniária BAI por violação das normas de protecção dos consumidores de produtos e serviços financeiros.

Ao Keve foi aplicada uma multa de 30 milhões Kz por inobservância de regras de registo especial e pelo não acatamento de determinações específicas do BNA, estabelecidas na Lei do Regime Geral das Instituições Financeiras.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo