Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Falta de investimento em inovação coloca o país no último lugar do IGI

Angola na 132.ª posição do Índice Global de Inovação (IGI) 2021

Angola ocupa o 132ª lugar do Índice Global de Inovação (IGI) 2021, por falta de investimento em inovação. Sete anos depois, o país voltou a estar no ranking que mede as economias mais inovadoras do mundo, por voltar a disponibilizar informação. O último ano em que tinha fornecido dados foi em 2015

A falta de investimento e a pouca obtenção de resultados em inovação colocou Angola na última posição (132ª) do Índice Global de Inovação (IGI) 2021, uma lista liderada pela Suíça (1ª), Suécia (2ª), EUA (3ª), Reino Unido (4ª) e República da Coreia (5ª).

O Índice Global de Inovação é publicado anualmente pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO), com o objectivo de medir o desempenho dos ecossistemas da inovação de 132 economias e identificar tendências globais mais recentes em matéria de inovação.

A classificação é atribuída através de vários indicadores, entre os quais o capital humano, infraestruturas, crédito, investimento, instituições especializadas, geração de conhecimento, registos de propriedade intelectual, gastos com educação, valor investido em ciências e publicações científicas e tecnológicas.

(Leia o artigo integral na edição 647 do Expansão, de sexta-feira, dia 22 de Outubro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)