Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Novagrolíder vai exportar café para Portugal

PRODUÇÃO NACIONAL

Tratam-se de três toneladas de café da marca "Angolanita" produzidos pela Novagrolider que tem 50 hectares plantados com café.

Pelo menos três toneladas de café moído, com a marca "Angolanita", produzidas pela empresa Novagrolíder, serão exportadas de Angola para Portugal na próxima semana. Trata-se do primeiro carregamento da Novagrolíder, que aposta no cultivo e dinamização da exportação do café, segundo o director-geral, José Macedo.

Em declarações à imprensa, em Luanda, durante o acto de apresentação da nova marca denominada "Café do Povo", produzido no Cuanza- Sul, o responsável apontou a industrialização do grão cafeícola e internacionalização do café angolano como um dos desafios da empresa nos próximos tempos. O gestor assegurou que a empresa vai continuar a apostar na produção e transformação do café, por ser uma cultura "perene", cujo produto final é consumido para diversos fins e até para prevenir certas doenças, como Parkinson (doença neurológica que afecta os movimentos da pessoa, causando tremores, rigidez muscular, desequilíbrio e alterações na fala e escrita).

"Actualmente, é cada vez mais evidente a procura do café em vários países do mundo, com destaque para os povos da Ásia, que, habitualmente, se dedicavam ao consumo do chá", realçou José Macedo. Essa procura, apontou, desafia os empresários e o Governo a reforçar o apoio e o investimento na produção deste grão, visando diversificar as exportações e atender a procura no mercado mundial.

De acordo com José Macedo, a Novagrolíder está disponível para apoiar os pequenos produtores nas zonas de produção, para revitalizar o cultivo do café em Angola, que já foi o quarto maior produtor mundial deste grão. Com mais de 50 hectares de café plantados neste ano, o director-geral de um dos maiores projectos agro-industriais no País, com destaque para a produção e exportação da banana, avançou que a empresa espera colher perto de 250 toneladas de café.