Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Saiba que empresas angolanas assinaram memorandos de entendimento com empresas turcas

Visita de Estado

Prodel, RNT, Mindcom, Mirempet, Ango Rayan Group e Gesterra têm agora parceiros turcos, com o patrocínio da AIPEX

O Presidente João Lourenço disse na sala do Conselho de Ministros do Palácio da Cidade alta, tendo o Presidente Erdogan ao seu lado, que "importante dinâmica no movimento de empresas turcas e angolanas" terá um valor significativo para o crescimento económico e criação de emprego.

Recep Erdogan, considerou que, graças a esta dinâmica, há uma "forte probabilidade" de a linha de crédito anunciada em Ancara por ocasião da visita que fez há três meses à Turquia, vir a funcionar nos tempos mais próximos, já que se trata de "um importante instrumento de apoio ao incremento do investimento turco em Angola".

Mais tarde, um conjunto de empresas turcas assinou memorandos de entendimentos com empresas angolas, com o patrocínio da AIPEX (Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações), nas áreas da Energia, fertilizantes e agricultura. Eis as empresas.

AKSA Enerji Uretim A.S - PRODEL, EP para a implementação de projectos de energias nas províncias de Cabinda, Zaire (Soyo) e Namibe;

PAK Yatirim - RNT, EP - electrificação da Huíla (minas de Cassinga);

C,alik Enerji San. Ve Tic A.S - RNT, EP - electrificação do leste;

C,alik Enerji San. Ve Tic A.S - MINDCOM- EP - projecto de fertilizantes;

Tosyali Iron & Steel Angola - MIREMPET - apoio técnico e formação profissional;

Eris,ler Gida Sanayi ve Tic. A.S - Ango Rayan Group - moagem de farinhas;

ARASA Investment Limited - GESTERRA,S.A.- Agriculture (soja e milho)

"Penso que estes acontecimentos sinalizam com muita clareza a vontade política de cada um dos nossos Governos em criar um ambiente de segurança e de previsibilidade para os negócios que forem sendo efetuados entre ambos os países", sublinhou o Presidente João Lourenço, ainda na conferência de imprensa da parte da manhã, em que aproveitou para sublinhar o potencial de cooperação e negócios entre os dois países.

Na sua intervenção no fórum empresarial, o Presidente João Lourenço reforçou estas ideias, e afirmou: "Tudo faremos para que estas manifestações de interesse se transformem em investimentos concretos e contribuam para o crescimento da economia angolana" e para isso o "Executivo angolano aposta em reformas profundas na economia tendo como fim último a melhoria do ambiente de negócios, que inclui, entre outros aspectos, a estabilização macroeconómica do país, a criação de um quadro legal facilitado para os investidores, a aposta na desburocratização e simplificação dos serviços da administração pública e a facilidade dos investidores fazerem o repatriamento dos seus dividendos em tempo oportuno e sem quaisquer restrições".

Mais adiante, acrescentou: "já contamos com investimentos turcos de grande dimensão na exploração do mineiro de ferro e produção do aço", mas Angola tem mais, e segundo o Presidente Angola tem "outros minérios, como o ouro, o cobre, e metais raros por explorar" e "para os quais também são convidados investidores turcos".

E ainda, "um pacote de empresas e activos públicos que estão num processo de privatização no todo ou em parte, incluindo activos do sector petrolífero, da banca e seguros, de grandes fazendas agrícolas e de indústrias importantes" e também para as privatizações foram convidados os investidores turcos.

Com quem se conta, igualmente, para "parecerias público-privadas, nos grandes projectos a realizar na modalidade "Constrói, Opera e Transfere", em inglês BOT. "

E deixou para a AIPEX os detalhes desta panóplia de possibilidades para os investidores turcos.