Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Só 28 em cada 100 empresas divulgam informações não financeiras à luz do ODS

AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

As empresas precisam de reportar as actividades que têm desenvolvido para melhorar, por exemplo, a condição dos seus colaboradores e a questão da igualdade, como parte dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável.

Das 100 maiores empresas que operam no País, apenas 28 apresentam informações não financeiras à luz dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), de acordo com estudo apresentado pelo consultor associado da KPMG. O estudo, que envolveu cem maiores empresas que actuam no País, aponta que as instituições podem até se preocupar com o desenvolvimento sustentável, mas a verdade é que não divulgam as informações sobre as acções que são desenvolvidas.

"As empresas precisam divulgar o que estão a desenvolver com aspectos ambientais, sociais, elementos que em Angola são muito relevantes, bem como o que estão a fazer para melhorar a condição dos seus colaboradores, como estão a trabalhar em termos de igualdade e equidade entre homens e mulheres", explica Pedro Cruz.

Apesar desta pouca comunicação sobre o reporte das informações não financeiras, o consultor associado da KPMG destaca que há um interesse das empresas em melhorar a informação, com os temas não financeiros, olhar para os temas das alterações climáticas e perceber a diversificação da indústria.

"Os ODS têm a capacidade de desencadear inovação, crescimento económico e desenvolvimento a uma escala sem precedentes e constituem uma oportunidade única e necessária para apoiar um crescimento sustentável, regenerativo e inclusivo, sem o qual será impossível fazer face à emergência climática, à perda galopante de biodiversidade e às desigualdades e assimetrias sociais".

No entanto, todos os Estados membros acreditam que ainda é possível mudar até 2030 as questões que constituem os 17 objectivos do ODS, como a "integração das políticas de mudança climática nas estratégias e planos nacionais e a garantia de acesso a serviços de energia acessíveis, confiáveis e modernos para todos, bem como acabar com a violência ameaça a vida e o futuro de milhões de meninas e meninos, o objectivo sobre nutrição, a saúde, a educação, água e saneamento, crescimento económico e emprego, pobreza, igualdade de género entre outros objectivos e metas que se pretende alcançar.

Os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) é uma agenda adoptada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas em 2015 com objectivo de "eliminar a pobreza extrema, a fome e oferecer educação de qualidade ao longo da vida para todos, proteger o planeta e promover sociedades pacíficas e inclusivas até 2030".

Quanto aos reportes das informações financeiras, o consultor associado da KPMG, que falava no fórum sobre desafios da governança social e ambiental no sector financeiro angolano, sublinhou que as empresas neste capítulo estão bem porque passam informações da sua performance financeira, como as vendas e os resultados de cada exercício económico. O estudo diz também que apenas uma apresentou um relatório específico sobre o ODS.