VIII Fórum Seguros do Expansão é já amanhã
Nesta sexta-feira, 13 de Outubro, o Expansão realiza o VIII Fórum Seguros no hotel Intercontinental, em Luanda, a partir das 08:30 com o tema "Condicionantes e Oportunidades do Mercado Angolano". Acompanhe em directo no site do Expansão.
A taxa de penetração de seguros no mercado angolano é das mais baixas da região da SADC, resultado de condicionantes próprias que as empresas sentem na abordagem aos cidadãos, mas também de factores objectivos como o desconhecimento por parte da população das vantagens dos seguros, a falta de fiscalização das autoridades face ao cumprimento dos seguros obrigatórios e a existência de operadores com sistemas de governação muito débeis. Existem também inúmeras oportunidades que resultam da baixa penetração, mas também do processo de desenvolvimento e de diversificação económica que ajudam ao aumento do negócio segurador.
Numa altura de mudança das leis que regem o sector, de reorganização dos operadores do mercado e de reforço do papel do regulador, existem condições para que a penetração dos seguros possa crescer a curto e médio prazo. São estas algumas das questões que serão discutidas no VIII FORUM SEGUROS do Expansão, que vai acontecer no próximo dia 13 de Outubro.
O Secretário de Estado das Finanças e Tesouro, Ottoniel dos Santos fará a abertura do evento, seguido de três apresentações: José Correia de Araújo director Executivo da ASAN vai abordar o tema "O Desenvolvimento do Sector em Ambiente de Concorrência", enquanto Ricardo Vinagre, director na EY Angola vai apresentar "Alteração e Implantação de Novos Sistemas de Governação ao Abrigo das Novas Leis dos Seguros". Já Paulo Bracons da PB Consultoria "Factores para o Crescimento e Penetração dos Seguros".
Farão parte da mesa-redonda com o tema "Condicionantes e Oportunidades do Mercado Angolano. Concorrência, Sistema de Governação e Fiscalização dos Seguros Obrigatórios", Philippe Alliali ( PCA da SANLAM Angola Seguros), Maria de Fátima Monteiro ( PCE do BIC Seguros), Alexandre Carreira ( PCE Noss seguros ), Armando Mota (PCA da Fidelidade Seguros) e Carlos Firme (PCE da Fortaleza Seguros). João Armando, director do jornal Expansão irá moderar o debate.
A sessão de encerramento será feita por Elmer Vivaldo de Sousa Serrão. Presidente do Conselho de Administração da Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG), que em nome do regulador do mercado, fará a síntese do que foi debatido durante a manhã e trará as conclusões deste VIII Fórum SEGUROS.
No período da tarde, o Expansão, no âmbito da realização dos seus eventos, propõe um conceito de discussão das temáticas abordadas, de forma mais informal, mais restrito, com o principal objectivo de "desconstruir" cada um dos temas de uma forma aberta, com a possibilidade dos presentes poderem dizer exactamente o que pensam e o que precisam em cada uma destas conversas. Nesta edição do "DESCONSTRUINDO - Conversas do EXPANSÃO", vamos tentar responder à questão: Empresas e Particulares Confiam e Entendem a Função dos Seguros?
Manuel Gonçalves ( Partner da MG Advogados), Domingos Ventura ( Presidente da AMSA-Associação dos Mediadores e Correctores de Seguros de Angola) e Ellington Leitão director-geral da SHIELD) são os desconstrutores.