Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Expansão Mercados

"Gap" entre taxas do USD no BNA e nas ruas caiu de 154% para 33,8%

Aproxima-se da meta de 20% do Governo

Em Dezembro de 2017 cada dólar valia 166 Kz no mercado oficial, ao passo que no informal era vendido a 420 Kz, uma diferença de 256 Kz. Actualmente, a diferença não ultrapassa 93,4 Kz, com o câmbio oficial nos 276,6 Kz por USD e o informal nos 370.

A diferença das taxas de câmbio do dólar no mercado oficial e informal caiu para 33,8% esta quinta-feira, estando cada nota de 1 USD a valer 276,6 Kz no mercado formal, contra o preço médio de 370 Kz praticado pelas kinguilas nas ruas de Luanda.

Esta redução aproxima-se do que pretende o Governo, de acordo com o Programa de Estabilidade Macroeconómico (PEM), que aponta para um "gap", ou diferencial, de 20% até final do ano. O diferencial "encolheu" desde o fim do ano passado, altura em que cada nota de 1 USD valia 165,9 Kz no mercado oficial, quando no informal era vendido a 420 Kz, uma diferença de 256 Kz. Contas feitas, após o leilão de divisas do BNA realizado a 29 de Agosto, que apurou uma taxa de câmbio média ponderada do USD em 276,6, o "gap" passou de 154% para 33,8%.

Especialistas consultados pelo Expansão dizem que a redução do "gap" se deve sobretudo à política monetária e cambial. A primeira foi apertada matando o mal pela raiz, pois sem kz não se podem comprar USD. Já a política cambial foi flexibilizada, levando à desvalorização da moeda nacional. Não foi pelo lado da oferta de divisas que o "gap" estreitou. Aliás, a venda de divisas aos bancos comerciais até diminuiu nos primeiros sete meses deste ano, face ao mesmo período do ano passado. Entre Janeiro e Julho deste ano, o BNA vendeu 6,7 mil milhões de euros aos bancos, contra os 7,7 mil milhões de euros vendidos nos primeiros seis meses de 2017, acrescidos de 822 milhões USD.


(Leia o artigo integral na edição 488 do Expansão, de sexta-feira 31 de Agosto de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo