Saltar para conteúdo da página
Menu
Pesquisar
Assinar
Destaques
VIII FÓRUM TELECOM
XV FÓRUM BANCA
Angola
Secções
EXPANSÃO - Página Inicial
Foto da Semana
Principais Notícias
Em Destaque
Chuva em Luanda
Foto da Semana
Últimas Notícias
VII Cimeira União Africana – União Europeia
28 NOVEMBRO 2025
20 de Novembro - Dia da Convenção sobre os Direitos da Criança
20 NOVEMBRO 2025
Angola 50 Anos - Dia da Independência
11 NOVEMBRO 2025
Parabéns, Angola: Dia da Independência
10 NOVEMBRO 2025
OUTUBRO ROSA
30 OUTUBRO 2025
Outubro Rosa
10 OUTUBRO 2025
VIII FÓRUM TELECOM
26 SETEMBRO 2025
Regresso às aulas
02 SETEMBRO 2025
Angola quebra jejum de 12 anos e é campeã do Afrobasket Masculino 2025
25 AGOSTO 2025
DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA
19 AGOSTO 2025
Subscreva a newsletter diária
Top
Mais recentes
Mais Lidas
"Tenho todos os meses um salário, mas aquilo que a música me traz, não tem comparação"
African Bank of Oman abre portas no I trimestre de 2026
Inflação mensal de 0,85% em Novembro em mínimos de 35 meses
80% das obras no País estavam paralisadas no final do III trimestre
Licenciatura e mestrado não obriga a defesa pública de trabalho final
Acordo em Washington não traz paz à RDC mas garante negócios
INE com novos critérios "cria" mais de 818 mil empregos formais em apenas 6 meses
Deputados querem fim de suspensão de regalias já a partir de 2026
Foto da Semana
Opinião
EDITORIAL
João Armando
África adiada
Também é impossível inverter este quadro se os líderes africanos enriquecem de forma exponencial, sem qualquer explicação e depois exportam essas riquezas para os países ocidentais. Se estes não dão o exemplo investindo nos seus territórios, porque é que os europeus, americanos, chineses e árabes nos hão-de emprestar dinheiro com taxas simpáticas?
CONVIDADO
Miguel Cardoso
Rentabilidade no sector do turismo
CONVIDADA
Marta Bickel
O aumento da idade da reforma
MILAGRE OU MIRAGEM?
Fernandes Wanda
As verdades incómodas do Censo 2024: Terra, habitação e juventude em risco
CONVIDADO
Mário Nascimento
Os lucros da banca estão "em contraciclo" com o resto da economia angolana?
IDEIAS & VISÕES
Norberto Carlos
Os desafios de Angola nos próximos anos
MILAGRE OU MIRAGEM?
Fernandes Wanda
Fome aumenta em Angola e contrasta com ganhos estatísticos da agricultura
Outras Secções
Banco Nacional dá palco às artes nacionais
Museu da Moeda acolhe 1.ª edição da semana das artes, para dinamizar o mercado artístico. O evento conta com cerca de 30 artistas.
Agenda
"Tenho todos os meses um salário, mas aquilo que a música me traz, não tem comparação"
Depois de ceder parte do seu tempo a formações, a intérprete do tema "Wanga" disse que não há escapatória para quem nasceu com veia musical, por isso, quer dedicar mais tempo à música e aos palcos. Ao Expansão, defende que os artistas devem participar nas soluções dos problemas que afligem a sociedade.
Weekend
African Bank of Oman abre portas no I trimestre de 2026
O banco de origem omanita tem sede em Luanda, no bairro dos Coqueiros, no Edifício Torre X. António Dinis Mendes, ex-presidente do Standard Invest, assume o cargo de PCE da instituição. Banco diz que tem um propósito claro: "apoiar grandes empresas, acelerar investimentos e fortalecer o comércio internacional".
Empresas & Mercados
80% das obras no País estavam paralisadas no final do III trimestre
Factores económicos, como a alta dos preços dos materiais de construção, estão na origem da paralisação de muitas obras de construção a nível do País numa altura em que o preço do cimento quase duplicou nos mercados informais. A falta de um mercado imobiliário dinâmico e as dificuldades de acesso ao crédito limitam a procura.
Angola
Licenciatura e mestrado não obriga a defesa pública de trabalho final
Novo regulamento confirma uma prática adoptada por grande parte de instituições de ensino do País, onde as defesas de fim do curso não são obrigatórias. Só no grau de doutoramento é que é obrigatório defender publicamente o trabalho realizado.
Universidade
Quebra de produção e monopólio na distribuição disparam preço do cimento
O preço de venda do cimento ao público cresceu 33% nos últimos meses, apesar de as fábricas terem mantido os preços. Segundo especialistas, existe um "monopólio" constituido por um conjunto pequeno de distribuidores que, face à queda de produção, está a inflaccionar os preços junto dos retalhistas. Consumidores pagam a factura.
Angola
Multimédia
"Estamos numa sociedade em que o conceito de justiça não é muito conhecido"
Uma conversa sobre política, justiça social e sistema judicial, e a forma como estes temas centrais em qualquer sociedade se interligam com a economia, o processo de diversificação e a necessidade de imaginar um futuro diferente para os jovens e as novas gerações de angolanos.Edição 855 do Expansão, sexta-feira, dia 05 de Dezembro de 2025
Os "milagres" do INE
Fica o alerta: a política económica feita com base numa folha de Excell não resultou em parte nenhuma do mundo e também não vai dar em Angola.Edição 855 do Expansão, sexta-feira, dia 05 de Dezembro de 2025
"A Europa despertou e vai querer recuperar o tempo perdido"
Responsável máximo pela agência que concentra o investimento no País, refere que este tem crescido nos últimos cinco anos, que existe capacidade de poupança interna e que está a ser aplicada na economia. Arlindo Rangel reconhece debilidades no ambiente de negócios, mas alerta que, mais importante, é mudar a mentalidade das pessoas que estão nas instituições.
Falta de senso no Censo
Para confirmar que já ultrapassámos os 36 milhões de habitantes e que estamos a crescer a mais de 1 milhão de cidadãos/ano, um gasto de 300 milhões USD é um valor exagerado. Acho eu... O que também nos incomoda, aos que, na verdade, se preocupam com o País, é a forma como este Censo foi apresentado.Edição 854 do Expansão, sexta-feira, dia 28 de Novembro de 2025
Cimeira África-EU
Outra questão fundamental é ter objectivos precisos, quantificados, para esta cimeira e implantar depois um mecanismo de controlo para os confrontar com os resultados alcançados. Por exemplo, devia haver um pronunciamento público sobre o que foi conseguido com a realização em Luanda da cimeira com EUA, com resultados concretos, sem uma conversa generalista, que na verdade desresponsabiliza os intervenientes, passa uma ideia que é apenas isso , sem aplicação prática, e acaba sempre com a conclusão que todos já conhecem : "Foi um enorme sucesso". Mas como é que isso impactou a vida dos angolanos? Pois, ninguém sabe muito bem...Edição 853, de 22 de Novembro de 2025
"O nosso mercado, como um todo, ainda não tem muita profundidade"
Assumiu a presidência da Comissão Executiva da BODIVA em Março, e entende que não deveria recusar "aquilo que foi não só um voto de confiança, mas uma oportunidade de continuar a contribuir para o mercado de capitais". Diz que é preciso separar as águas e puxa dos galões do alto do seu vasto curriculo para mostrar que chegou ao cargo máximo da bolsa pela sua competência, "casa" onde entrou em 2014, ainda antes de o seu pai, João Lourenço, chegar ao poder.
Tolerância e inclusão
Angola tem tudo a ganhar com uma geração de cidadãos equilibrados, que sabem ouvir e sabem argumentar sem ofender, que têm mais ideias para o País que não seja apenas o confronto. Temos de ser mais inclusivos, aprender a admitir que não temos sempre razão, que os outros também nos podem ajudar a resolver os nossos problemas, que a felicidade não é individual mas colectiva, e que objectivamente.Edição 852 do Expansão, dia 14 de Novembrode 2025.
Newsletter gratuita
Fechar
Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo