Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Gestão

Orçamento Geral do Estado - alterações fiscais a considerar para 2022

Em análise

A alteração mais significativa a destacar consiste no benefício atribuído aos Operadores Económicos Autorizados que passam a dispor de um prazo de 60 dias para apresentação da Declaração de Compromisso de Exclusividade nas mercadorias importadas para o sector produtivo, para efeitos de aplicação dos correspondentes benefícios fiscais aduaneiros.

O Orçamento Geral do Estado para o Exercício Económico de 2022 ("OGE 2022") foi aprovado pela Lei n.º 32/21, de 30 de Dezembro, e encontra-se em vigor desde dia 1 de Janeiro. Conforme tem vindo a ser tradição, este diploma introduziu alterações relevantes no plano fiscal, as quais traduzem uma política que visa promover uma diversificação das receitas tributárias (entre petrolífera e não petrolífera) e dar resposta às necessidades decorrentes da actual crise pandémica.

Ao nível do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), a criação de uma nova taxa reduzida de 7% (a par da já existente de 5%) introduz uma impactante alteração.

7% passa a ser a nova taxa reduzida aplicável à importação e transmissão dos bens referenciados no Anexo I do OGE 2022 (essencialmente, produtos alimentares e insumos agrícolas), bem como às prestações de serviços de hotelaria e restauração.

Ainda que se trate de uma taxa reduzida, a nova taxa de 7% representa um desagravamento da tributação em alguns bens (de 14% para 7%) e, no caso de outros bens, um aumento da taxa aplicável (de 5% para 7%).

*Senior Manager EY, Tax Services

(Leia o artigo integral na edição 657 do Expansão, de sexta-feira, dia 14 de Janeiro de 2022, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo