As emoções do líder
Gerir emoções nas empresas não significa permitir que elas dominem o ambiente, mas sim reconhecer que elas existem e que têm impacto. Gerir emoções, é reconhecer a nossa autenticidade e individualidade. Gerir emoções, significa criar espaços de diálogo, empatia e compreensão, significa humanizar o trabalho..
Perder alguém especial deixa- -me perante o lado mais cru e verdadeiro da vida - a dor. Uma dor que me consome e recorda- -me que somos feitos de emoções, de fragilidade e também de força. Hoje escrevo-vos com o coração triste, pois perdi recentemente uma Pessoa muito especial na minha vida. E fica esta tristeza profunda de nunca mais poder ouvir a sua voz, sentir a sua gentileza, o seu carinho. É um facto, um facto real e sobre o qual não vou conseguir fazer absolutamente nada... Senão simplesmente sentir, curar e recordar a Pessoa que ela foi e com a doçura que ela merece.
Mas é neste momento mais triste, que também me encontro, e faço por compreender esta dor. Quando temos a capacidade de sentir, de parar e de nos ouvirmos é absolutamente essencial.
As nossas emoções são poderosas, compreender é ainda mais importante. São elas que nos impulsionam, que nos inspiram e que, tantas vezes, nos ensinam sobre nós próprios. São também as mesmas emoções que nos fazem hesitar, duvidar ou até parar. E está tudo bem.
Mesmo quando aches que não está, mesmo quando camuflas a dor, mesmo quando sentes algo e exprimes outra coisa. Por vezes, ou se calhar demasiadas vezes, como líder, poderás já ter-te sentido assim. Acolhe-te, reconhece-as, gere da melhor forma as tuas emoções. Não tentes "mascarar ou abafar" dentro de ti. Sentir é tudo isto, é estarmos vivos, mesmo quando dói.
As emoções nas organizações
E nas organizações? Nestes meus mais de 25 anos a interagir com as organizações, ainda não se fala o necessário e o desejado sobre emoções. Até parece mal, falar-se de emoções... É como se por vezes o mundo corporativo tivesse sido programado para evitar o "sentir". Mas como é que tal é possível, se somos todos seres humanos? Cada decisão, cada interacção e cada resultado acontece como resultado da forma como as pessoas se sentem. Somos seres com emoções.
Ora vejamos, quando falamos de desempenho não é apenas racional; é emocional. Um colaborador que se sente valorizado, escutado e respeitado é naturalmente mais produtivo, mais criativo e mais comprometido. Já um ambiente emocionalmente tóxico mina a confiança, o espírito de equipa e a inovação, agravado ainda mais quando esse ambiente tóxico é realizado por um superior hierárquico... Não queres ser essa liderança tóxica ou queres? Gerir emoções nas empresas não significa permitir que elas dominem o ambiente, mas sim reconhecer que elas existem e que têm impacto. Gerir emoções, é reconhecer a nossa autenticidade e individualidade. Gerir emoções, significa criar espaços de diálogo, empatia e compreensão. Gerir emoções, significa humanizar o trabalho, sem perder a exigência e a responsabilidade pelos resultados. Porque resultados sustentáveis só acontecem quando as pessoas se sentem bem consigo mesmas e com os outros! E tu como sentes hoje as tuas emoções?
Partilho por isso contigo, 5 sugestões para melhorar o clima emocional nas organizações:
01. Promover a escuta activa e empática
02. Ouvir verdadeiramente é um acto de liderança emocional. Criar momentos regulares de partilha, reuniões, feedbacks, espaços de check-in emocional, ajuda as equipas a sentirem-se vistas e compreendidas. Permite criar um ambiente mais transparente e convidativo, contribuindo com maior eficiência e eficácia para os resultados a alcançar. 02. Incluir o tema da saúde emocional nas políticas de bem-estar Falamos abertamente da segurança física e, por isso, dar o mesmo espaço e palco à segurança emocional. Programas de apoio psicológico, sessões de autocuidado e formações sobre inteligência emocional fazem a diferença. E não há vergonha nenhuma em utilizar esses programas, bem pelo contrário, não penses no que os outros irão dizer! Se sentes que necessitas usa-os sem medos e vergonhas.
03. Desenvolver uma cultura de reconhecimento
O reconhecimento sincero e não apenas material, reforça o sentimento de pertença. Quando alguém é valorizado pelo seu contributo, a motivação cresce. Aprender a celebrar cada conquista é apenas um passo nesse sentido.
04. O erro como parte do processo de aprendizagem
Em vez de punir, retirar desse erro as aprendizagens, já que é importante compreender o que ele ensina. Isso cria equipas mais corajosas e dispostas a inovar. Sem medo de errar, mas aprender e construir em conjunto.
05.Cuidar das relações humanas
Afinal, as organizações são feitas de pessoas, e (espero) de relações saudáveis, pois são elas o alicerce do sucesso (ou insucesso). Investir em confiança, respeito e empatia é investir na longevidade da própria organização...
Leia o artigo integral na edição 850 do Expansão, sexta-feira, dia 31 de Outubro de 2025, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)











