Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Grande Entrevista

"Se criássemos uma petrolífera dos países da CPLP seria uma das maiores empresas do mundo"

Florentino Ferreira, Presidente da Autoridade do Petróleo de Timor Leste

Depois de ter feito um roadshow pelos Estados Unidos, Europa e Ásia, Florentino Ferreira esteve em Angola para promover os 18 blocos petrolíferos em licitação em Timor Leste. Acredita que a transição energética traz desafios, mas também oportunidades. Defende que os países da CPLP deviam juntar forças e criar uma das maiores petrolíferas do mundo

Esteve em Angola para participar na conferência Luanda Oil and Gas e Renováveis. Que balanço faz da sua estadia em Angola?

É um grande privilégio para mim, especialmente porque é a minha primeira vez em Angola. E, provavelmente, a primeira vez que Timor Leste participa num evento do sector petrolífero no vosso País. O sector petrolífero de Timor surgiu em 2004, dois anos depois da independência. E por isso é fundamental colher a experiência dos países mais experientes, como Angola, que tem mais de 60 anos de sector petrolífero activo.

Está a promover blocos petrolíferos em licitação. Quantos blocos são e onde estão localizados?

Viemos a Angola na sequência de várias actividades para promoção de 18 blocos petrolíferos. Estivemos também nos Estados Unidos e no Médio Oriente, mais concretamente no Dubai, aproveitando a Expo no Dubai e o fórum de negócios que aconteceu há algumas semanas.

Porque vieram promover os blocos em Angola?

Quando soubemos que a PetroAngola estava a organizar uma conferência de petróleo em Angola, onde estiveram presentes os reguladores da CPLP, decidimos aproveitar também esta oportunidade. Nós também somos membros da CPLP. Acredito que partilhamos o mesmo background e há um tipo de legado ou laços de amizade entre Timor Leste e Angola.

Conseguiu atrair interesse de empresas angolanas?

Viemos aqui para participar e partilhar experiências com os profissionais da indústria petrolífera da CPLP, assim como de outros países do mundo, uma vez que em Angola já estão algumas das principais multinacionais de petróleo e gás do mundo. É nosso desejo não apenas colher a experiência de Angola como atrair investimentos de empresas internacionais. Viemos também para promover os blocos petrolíferos que temos e cuja licitação está em curso.

(Leia o artigo integral na edição 649 do Expansão, de sexta-feira, dia 05 de Novembro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)