Banco BIC liquida obrigações subordinadas do BPN
O Banco BIC Português liquidou aos seus clientes as obrigações subordinadas emitidas pelo anterior BPN no montante total de 100 milhões de Euros, que se venceram nestas datas, tal como previsto nos respectivos folhetos informativos e boletins de subscrição. As operações decorrem entre Maio e Junho, indicou a instituição financeira.
Diz a mesma fonte que se tratou "de um facto com muito significado comercial e financeiro para o Banco BIC e para o mercado bancário nacional, em particular se tivermos em consideração que, no âmbito do processo de privatização do anterior BPN, o Banco BIC não aceitou a posição da Direcção Geral da Concorrência da União Europeia, que pretendia que as obrigações subordinadas emitidas pelo BPN tivessem o mesmo tratamento das acções, ou seja, que estas não fossem pagas e que os seus titulares não fossem reembolsados.
Esta posição era inaceitável para o Banco BIC que, desde o início das negociações, sempre pugnou para que o banco agora privatizado pudesse cumprir escrupulosamente com os compromissos assumidos para com os seus clientes".
Actualmente ainda estão em vigor e colocadas em clientes as emissões de obrigações subordinadas emitidas pelo anterior BPN com a designação Obrigações de Caixa BPN 2005/50.000.000 euros 2015/12/22. Uma decisão da Comissão Europeia, de 27 de Março impede o Banco BIC de proceder ao reembolso antecipado, ou seja, antes da data do seu vencimento, destas obrigações subordinadas. Contudo, o Banco BIC diz estar disponível para analisar propostas de crédito que tenham estas mesmas obrigações como garantia de bom pagamento.