Dono das lojas Zara continua a ser o homem mais rico na Europa
O espanhol Amancio Ortega, fundador da cadeia de lojas Inditex, dona da Zara, continuou a ser o europeu mais rico no ano passado, com uma fortuna de 6,4 biliões de kwanzas, segundo a Bloomberg.
Segundo o índice dos 300 mais ricos do mundo da Bloomberg, que é actualizado diariamente, no ano passado o fundador da Microsoft, Bill Gates, foi o homem mais rico do mundo.
Amancio Ortega é o homem mais rico da Europa, tendo visto a sua fortuna aumentar 878 mil milhões de kwanzas no ano passado.
Também a sua filha, Sandra Ortega, que ocupa a 180.ª posição no índice da Bloomberg, viu o seu império aumentar mais de 500% no ano passado, depois da morte da mãe, Rosario Mera, em Agosto último.
As 300 pessoas mais ricas do mundo acrescentaram à sua fortuna, durante 2013, 51 biliões de kwanzas.
Durante 2013, Bill Gates aumentou a sua fortuna em 1,5 biliões de kwanzas, graças à valorização das acções da Microsoft (cerca de 40%).
Além disso, o fundador da multinacional tecnológica, que recuperou em Maio do ano passado o título de mais rico do mundo das mãos do investidor mexicano Carlos Slim, beneficiou também da valorização em bolsa dos seus investimentos noutras empresas, como os casos da Ecolab e Canadian National Railway Company.
Slim, o segundo homem mais rico do mundo, foi dos poucos da lista que registou uma descida da sua fortuna. Já o investidor especializado em casinos Sheldon Adelson foi o segundo empresário mais beneficiado em 2013.
Lusa / Expansão