Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Mundo

Ainda há bilhetes!

Mundo

O processo de venda entrou na última fase, que se prolonga até ao fim do Mundial. Os bilhetes podem ser comprados no site oficial da FIFA, que centraliza a venda de ingressos, e desde meados de outubro também em dois pontos de venda no Qatar.

Apesar de alguns sinais de que em vários países, nomeadamente na Europa, a procura tem sido menor do que noutros Mundiais, os números divulgados pela FIFA apontam para que já tenham sido vendidos mais de 90 por cento do total de ingressos disponíveis, que será de 3.010 milhões, segundo dados do organismo.

Cada federação tem também direito a oito por cento da lotação dos estádios nos seus jogos. Há ainda os ingressos para as fases a eliminar condicionados à presença de determinada seleção, que podem voltar a ser colocados à venda se a equipa não se apurar, sendo o comprador reembolsado. Portanto, não é possível ter noção exata de quantos adeptos estarão nos estádios. Como referência, no entanto, o total de 3.010 milhões deixará sempre o Qatar com assistências totais inferiores aos quatro últimos Mundiais.

Os bilhetes têm quatro categorias, correspondentes aos lugares nos estádios, e os preços variam também consoante os jogos. Os ingressos individuais começam nos 11 euros, preço da categoria mais baixa para a fase de grupos e reservado apenas a residentes no Qatar, e vão até 1620 euros, correspondentes à categoria mais cara para a final do Mundial (já não há disponíveis nos canais oficiais). Para um adepto estrangeiro, o valor mínimo é de cerca de 69 euros para um jogo da fase de grupos.

Existem também diversos sites especializados que estão a vender bilhetes para todos os jogos, com a possibilidade de entrega por via física e digital, um processo muito mais simples que recorrer aos mecanismos oficiais, que obrigam a operações de pré-registo e espera para saber se foi comtemplado. No entanto os preços são mais elevados, obriga à utilização de um cartão de crédito, sendo que um bilhete para a fase grupos custa hoje em média 300 euros e para as fases seguintes à volta de 600 euros.