Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Mundo

Petróleo chegou aos 73 dólares o barril no final da semana

OPEP+ reúne na próxima semana

Com cerca de três quartos da produção de petróleo offshore do Golfo do México suspensa devido ao furacão Ida, ou seja, menos 1,4 milhões de barris dia, o preço do petróleo, esta sexta-feira, chegou aos 73,15 dólares o barril.

Por estes dias, a oferta de petróleo dos Estados Unidos tem vindo a diminuir, devido à paralisação da produção offshore no Golfo do México, em consequência do furação Ida que assolou fortemente a região.

A produção petrolífera no Golfo do México, equivale a 1,4 milhões de barris por dia, a Shell, o maior produtor na região, tem as suas instalações offshore severamente danificadas e vai demorar semanas a recuperar.

Com três quartos da produção petrolífera da região paralisada, as exportações de petróleo dos Estados Unidos despencaram na última semana.

Nesta sexta-feira, o petróleo Brent subiu 1,47 dólar, ou 2,3%, para os 72,92. A sessão esteve em alta nos 73,15 dólares o barril. O petróleo bruto West Texas Intermediate (WTI) subiu 1,58 dólar, ou 2,3%, para 69,72 dólares por barril.

Brent subiu 41% este ano devido aos cortes impostos pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e a uma relativa recuperação da procura depois da fase mais aguda da pandemia da covid-19.

Um telefonema de Joe Biden para o seu homólogo chinês, Xi Jinping, também animou os mercados, porque distendeu as tensões entre os dois países no que tem a ver com o comércio mundial.

A China, entretanto, comprometeu-se a libertar parte das suas reservas de petróleo para ajudar a aliviar os custos do crude.

A OPEP tem reunião marcada para a próxima semana e é provável que faça uma revisão em baixa da produção para 2020 devido à variante Delta do novo coronavírus, que coloca em dúvida a capacidade de recuperação do mercado.

No início do mês, algumas fontes indicavam que a OPEP +, aumentou a sua previsão de 4,2 milhões de barris por dia para 2022, quando antes a previsão era de 3,28 milhões. Na próxima segunda-feira, sobre estes valores haverá mais certeza e menos especulação.