Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Opinião

As origens da inflação global

Convidado

Em algumas grandes, médias e pequenas economias, a inflação tem tido uma trajectória crescente. Nos EUA, a inflação, medida pelo Personal Consumption Expenditures (PCE), subiu 5% em ritmo anual no mês de Outubro, representando o maior avanço desde 1970 (ver gráfico). Na Zona Euro (ZE), segundo dados do BCE, a inflação medida pelo Harmonised Index of Consumer Prices (HICP) registou alta de 4,1% em Outubro e 4,9% em Novembro de 2021, a mais expressiva em 13 anos, e no Reino Unido a inflação foi de 4,2%, sendo que a semelhança ocorre em noutras tantas geografias.

As origens da inflação nos EUA, na ZE e noutras grandes economias remontam a 2020, ano em que a pandemia da Covid-19 afundou a economia global. Com a adopção do lockdown horizontal houve barreiras à mobilidade, choques na cadeia global de produção e de distribuição e a oferta agregada global entrou em depressão. No gráfico abaixo vê-se que o Índice de Produção Industrial (IPI) dos EUA decresceu em Março (5,3%), Abril (17%), Maio (16%) e Junho (11%). Em alguns países da Zona Euro, o IPI afundou de forma mais gravosa, na Itália, por exemplo, foi 28% em Março e mais 21% em Abril.

Com a drástica perda de empregos em todo mundo, o rendimento pessoal foi caindo e com efeito a procura agregada foi significativamente afectada, o que regou excessos de oferta (as empresas tinham produtos em excesso por vender e não conseguiam colocar no mercado pela baixa procura) fazendo os preços cair. Nos EUA, não houve inflação em Março, Abril e Maio, uma vez que neste período o PCE cresceu em média 0,5% (ver gráfico) e o mesmo aconteceu na ZE, que até registou deflação em Agosto (menos 0,2%) e Setembro (menos 0,35%), segundo dados do BCE. Identificando- se mais insuficiência de procura do que oferta, muitos bancos centrais, para colmatar a situação, expandiram a massa monetária, conforme recomendaria Keynes, caso estivesse vivo.

(Leia o artigo integral na edição 655 do Expansão, de sexta-feira, dia 17 de Dezembro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo