Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Universidade

IDEIA lança cinco pós-graduações em parceria com ENAD

EM AGOSTO

Os cursos terão uma duração de 11 meses e vão decorrer nas instalações da Escola Nacional de Administração (ENAD), em Luanda. Formações aumentam as possibilidades de os jovens licenciados terem o primeiro emprego ou lançarem projectos próprios.

O Instituto de Desenvolvimento Educacional Internacional de Angola (IDEIA), em parceria com a Escola Nacional de Administração de Angola (ENAD), vai dar início, já no próximo mês de Agosto, a cinco cursos de pós-graduação profissional, em Angola.

Segundo a directora executiva do IDEIA, Adriana Dias, que falava em conferência de imprensa, na semana passada, os cursos, a decorrer nas instalações da ENAD, em Luanda, poderão ajudar os formandos a terem mais hipóteses de arranjarem um primeiro emprego, dando-lhes igualmente competências para lançarem projectos próprios.

Numa primeira fase, serão ministrados os cursos de Gestão de Empresas, Gestão de Projectos, Gestão Financeira, Gestão Pública e Gestão de Estratégias de Tecnologias de Informação, estando igualmente previsto que a oferta venha a ser alargada nos próximos anos. "Para além destes, temos já previst o s MBA [Master Business Administration] em Gestão de Sistema de Saúde e de Gestão de Negócios, voltados para a Construção Civil, e um MBA específico em Liderança para Gestão", esclareceu.

Adriana Dias explicou que o foco da formação é a gestão de negócios, o que a diferencia do mestrado académico.

Os cursos, garantiu, capacitam os formandos com ferramentas para aplicarem profissionalmente em empresas públicas e privadas. Os cursos, com a duração de 11 meses, terão um custo de 19 mil USD (2,3 milhões Kz), que poderá ser pago de forma faseada ao longo do período estabelecido, disse. De acordo com a directora, os cursos serão ministrados por formadores brasileiros ligados à Fundação Getúlio Vargas (FGV), e stando ainda prevista a formação de formadores angolanos, nos próximos anos. O investimento implementado no projecto não foi divulgado.

O IDEIA faz parte do grupo VMD Participações e Investimentos, que está presente "em diversas áreas de Angola", disse a responsável, que adiantou que esta será a segunda vez que são ministrados em Angola cursos de MBA pela instituição.

Entre 2013 e 2014, foram ainda formados 50 mestres, disse. A directora do Departamento de Formação da ENAD, Jacinta Pimentel, frisou a importância desta parceria com o IDEIA, no contexto educacional angolano, e garantiu que a formação em MBA é uma mais-valia para o processo de capacitação dos licenciados e gestores angolanos.

O IDEIA é um instituto de formação nas áreas de Gestão, Tecnologia e Ciências Sociais composto por quatro escolas, nomeadamente Humanidades, Negócios, Indústria e Politécnica, desenvolvendo cursos e projectos de investigação e empreendedorismo em diferentes áreas de conhecimento e actuação, com parcerias de renome e reconhecidas internacionalmente.

O IDEIA surgiu como escola de negócios no âmbito da parceria com a Fundação Getúlio Vargas, com 70 anos de história e que chancela e certifica cursos de MBA.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo