Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Logo WeekendAgenda

Feriados nacionais em 2023

São doze

Dos 12 feriados que constam no calendário deste ano, quatro fazem pontes e dois oferecem fins-de-semana prolongados, oportunos para o turismo.

Em Janeiro é sempre a melhor altura para se olhar para o calendário e planificar as férias, assim como as "mini-férias" do ano. Com o calendário de 2023 consegue-se ter uma perspectiva dos dias de descanso que estão para vir. O ano que agora começa conta com 12 feriados nacionais, onde quatro deles oferecem as tão esperadas pontes e dois fins-de-semana prolongados.

Segundo o Diário da República, Lei n.º 11/18, artigo 6, o dia de feriado nacional que coincide com uma terça ou quinta-feira "dá lugar à suspensão da actividade laboral no dia anterior ou no dia imediatamente a seguir, respectivamente segunda ou sexta-feira". Assim sendo, os feriados que fazem pontes são: o Carnaval, no dia 21 de Março, dia 23 de Março, data em que se comemora o dia da África Austral, o dia 4 da Paz e o dia 2 de Novembro, dia dos Finados.

Para além das pontes, alguns feriados do calendário proporcionam finais de semanas prolongados, assim como o feriado da Sexta-feira Santa, que culmina com o Domingo da Páscoa, que será gozado nos dias 7 a 9 (de sexta-feira a domingo). A seguir, o prolongado para lazer ou descanso começa nos dias 29, 30 de Abril a 1 de Maio, feriado do dia do Trabalhador.

Os 12 dias de folga são sugestivos para se realizar actividade extra-profissional e fomentar o turismo interno, que é um dos objectivos da da alteração da Lei dos feriados nacionais