Saltar para conteúdo da página

EXPANSÃO - Página Inicial

Logo WeekendAgenda

"Memórias da Independência" chegam às bancas

LITERATURA

No livro estarão disponíveis histórias contadas na primeira pessoa de quem viveu as experiências de 1975.

O livro "Memórias da Independência", do jornalista Guilherme Galiano, será apresentado na quinta-feira, dia 8, pela ex-ministra da Cultura e actual porta- -voz do Conselho de Estado, Rosa Cruz e Silva, no auditório do Edifício Kilamba.

A obra, que foi editada pela editora Acácias, narra perspectivas subjectivas, episódios até hoje mantidos no espaço mais restrito, bem como estórias inesperadas, revividas e contadas por um conjunto de personalidades, que, oriundas de diferentes quadrantes políticos e sociais, aceitaram partilhá-las num projecto televisivo intitulado "Memórias da Independência". Ou seja, o livro é uma colectânea de 69 entrevistas a personalidades que passaram no programa emitido pela TV Zimbo. No "Memórias da Independência", o jornalista traz testemunhos de políticos, militares, escritores, académicos, militantes dos três movimentos de libertação nacional angolanos (MPLA, FNLA, UNITA), num total de 11.

Entre as personalidades entrevistadas consta Dino Matross, Ernesto Mulato, França Ndalu, Jaka Jamba, Jorge Valentim, José Diogo Ventura, José Samuel Chiwale, Lucas Ngonda, Luzia Inglês, Roberto de Almeida e Roberto Ngongo.