E de repente... o mundo ficou sem o Facebook e Instagram. Messenger e WhatsApp em baixo
O Facebook dava sinais de inquietação, com vários dos seus aplicativos a não funcionarem e eis que por volta do meio-dia, horário da Califórnia (EUA), o Facebook e o Instagram deixaram de funcionar. O Messenger e o WhatsApp começaram igualmente a ter problemas.
O Facebook assumiu os problemas mas não disse quando os serviços seriam restaurados.
O Twitter foi a rede social que restou ao mundo para partilhar e obter informações sobre este apagão, incluindo o próprio Facebook, num tweet de Andy Stone, gestor de comunicação do Facebook, podia ler-se: "Estamos cientes de que algumas pessoas estão a ter problemas para aceder às nossas aplicações e produtos. Estamos a trabalhar para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente" e sem adiantar mais pormenores.
Não está claro o que causou as interrupções ou se a empresa foi alvo de um ciber ataque, embora os especialistas em segurança afirmem que a causa terá sido um erro técnico relacionado com a configuração dos serviços da empresa, concretamente, causada por um problema no DNS, o diretório global que combina os endereços de Internet que os utilizadores inserem nos domínios e que é uma parte central do sistema para rastrear o tráfego online.
Jack Dorsey, o presidente-executivo do Twitter, juntou-se às críticas ao Facebook. Em resposta a um tweet de Edward Snowden, que usou a interrupção para aconselhar as pessoas a mudar para o serviço de mensagens Signal, Dorsey twittou: "Signal is WhatsUp".